27/09/2023 às 14h24min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h00min

Seguro viagem bate novo recorde e encerra 1º semestre com R$ 448,9 milhões em prêmio emitido

Atenta a esse cenário, a Europ Assistance – criadora do conceito de assistência ao viajante - começa a operar junto ao público final no Brasil

Agência Pauta VIP
EABR
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O segmento de seguro viagem bateu novo recorde de faturamento. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), nos primeiros seis meses deste ano o volume de prêmio emitido foi de R$ 448,9 milhões, 23,7% acima do registrado no mesmo período do ano passado.

Os números refletem uma realidade que já vinha sendo percebida ao longo de todo o ano passado, quando o setor superou a marca de R$ 900 milhões em prêmio emitido, 167% acima do alcançado em 2022. Para se ter uma ideia do que isso significa, o faturamento anual máximo desse produto nunca havia superado a marca de R$ 600 milhões. 

Para alguns analistas, se o segmento mantiver o mesmo desempenho deste primeiro semestre, o seguro viagem no Brasil poderá superar, pela primeira vez na sua história, o volume recorde de um bilhão em prêmio emitido.

“Esse produto era percebido como algo necessário apenas para viagens internacionais. Porém, no pós-pandemia, observamos uma mudança de comportamento e uma crescente conscientização sobre a importância de se proteger contra imprevistos durante qualquer viagem”, explicou Gabriel Rego, Head Travel Brazil da Europ Assistance.

Segundo ele, muito disso se deve aos inúmeros casos de pessoas que foram obrigadas a fazer testes contra a Covid, passar por quarentenas em hotéis, entre outros custos envolvendo medicação e consultas médicas. “Além disso, casos recentes envolvendo problemas com a identificação de bagagens reforçou a preocupação dos viajantes”, destacou.

Atenta a esse cenário, a Europ Assistance – uma das principais empresas do setor de assistências - passou a investir ainda mais na comercialização do produto no país. Apesar de ser conhecida mundialmente como a criadora do conceito de assistência ao viajante (em 1963), aqui no Brasil a multinacional ainda não operava junto ao público final, atuando apenas através de parcerias, como acontece com uma das maiores companhias de cruzeiros marítimos do mundo.
 
O primeiro passo nesse sentido foi o lançamento recente de um site para comercialização do seguro viagem. A estratégia da companhia é ampliar o leque de produtos e modelos de negócio, atuando não apenas no mercado corporativo (B2B) ou via parceiros (B2B2C), mas agora também junto ao consumidor final (B2C).

“Queremos democratizar o acesso ao mercado de assistências, de forma que o maior número possível de pessoas, de todas as classes sociais, possa contar com algum tipo de proteção para o seu dia a dia. A decisão de começar esse processo através da ampliação da oferta do seguro viagem se deve não apenas a esse momento do mercado, mas também pela maturidade que o produto possui”, disse o CEO da companhia, Newton Queiroz.

Mesmo com essa nova etapa, a companhia garantiu que não deixará de atender o corporativo, segmento em que possui atuação já consolidada. Um exemplo disso é justamente o lançamento, em breve, de um portal para contratação do seguro viagem por agentes, corretores e parceiros comerciais.

 

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