27/09/2023 às 16h24min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h00min

Novo MCMV contratará 99.280 novas unidades habitacionais em 2023

Inês Magalhães estará presente do Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção e fará palestra sobre a operacionalização do MCMV nas regiões

Mariana Araújo
Tomaz Silva/Agência Brasil

A operacionalização do novo Minha Casa Minha Vida (MCMV) será um dos temas discutidos no Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), de 28 a 30 de setembro, no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife. A vice-presidente de habitação da Caixa Econômica, Inês Magalhães, é uma das autoridades confirmadas como palestrante no evento e adianta que o novo MCMV tem como meta contratar 99.280 novas unidades habitacionais em 2023 nas regiões Norte e Nordeste.

Para ela, o Fórum acontecerá num momento importante da retomada dos investimentos do governo federal em habitação e desenvolvimento urbano. “O novo MCMV estabeleceu metas importantes de contratação em 2023 no Norte e Nordeste: serão contratadas 68.313 novas unidades habitacionais via FAR/Faixa 1 e outras 9.494 pelo MCMV-Entidades, representando quase 60% das contratações em áreas urbanas em todo o país. Nas áreas rurais do Norte e Nordeste, o MCMV contratará quase 75% das metas do país, ou 21.473 unidades habitacionais. Esses números confirmam o compromisso do Governo Federal e da Caixa com o enfrentamento do déficit habitacional nos estados do Norte e Nordeste, contribuindo para fortalecimento da construção civil como geradora de empregos e de desenvolvimento regional”, afirma Inês Magalhães.

A vice-presidente da Caixa destaca que o FNNIC demonstra a magnitude desse segmento para a economia do país, “incentivando que empresários e representantes das entidades fortaleçam seus papéis, compartilhando experiências  e apontando soluções nesse momento de retomada do crescimento do Brasil”, destaca. No evento, ela falará sobre a operacionalização do MCMV na sexta-feira (29/09) às 8h30.

O FNNIC foi criado em 1988 e mobiliza construtores e incorporadores dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, assim como autoridades e profissionais para discutir temas pertinentes à atividade econômica sob o aspecto financeiro e de geração de emprego e renda. A reunião do Fórum, que ocorrerá no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, tem o objetivo de partilhar conhecimento e promover um intercâmbio contínuo de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas.

O Fórum vai reunir grandes nomes da política e do setor de habitação, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a governadora Raquel Lyra; o prefeito João Campos, o ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro das Cidades, Jader Barbalho; o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; o diretor nacional de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger; os deputados federais José Airton Cirilo (PT-CE), Acácio Favacho (MDB-AP), Fernando Marangoni (União Brasil-SP), presidente da Frente Parlamentar de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária; o presidente Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger; a secretária de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Simone Nunes; e o secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho. 

O presidente do FNNIC, Marcos Holanda, informa que os objetivos da entidade neste ano são promover o aprendizado e instigar a inovação; elevar a integração da cadeia e suas entidades; estruturar a gestão do fórum por meio de uma entidade forte; fortalecer a comunicação entre as entidades, a cadeia e representantes, a fim de colher resultados impactantes para o setor; e buscar a promoção de ações que assegurem recursos para atuação do fórum e das entidades do setor. “O grande objetivo do Fórum é fortalecer a representatividade do Norte e Nordeste na indústria da construção. Discutimos os problemas do setor, que vão da linha ambiental até os programas com recursos para habitações. Além de políticas públicas para desenvolvimento dos estados e cidades das duas regiões, que são fundamentais para o segmento”, afirma Marcos Holanda.

Sobre o FNNIC

O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) foi criado em 1988 e mobiliza construtores e incorporadores dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, assim como autoridades e profissionais de renome para discutir temas pertinentes à atividade econômica sob o aspecto financeiro e de geração de emprego e renda. Desde 2021, realiza reuniões semestrais itinerantes, alternando entre capitais da região Norte e Nordeste, para partilhar conhecimento e promover um intercâmbio de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas. Os encontros já ocorreram em Maceió (2021), Macapá (2022), João Pessoa (2022), Manaus (2023) e agora será no Recife, em 28 e 29 de setembro, no Cais do Sertão. 



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp