27/09/2023 às 11h25min - Atualizada em 27/09/2023 às 16h05min

Pacientes com osteoporose têm maiores chances de fraturas em quedas

Em outubro, data reforça prevenção da doença; SBOT-RS ressalta os ricos, especialmente em idosos

Geice de Oliveira Silva
Divulgação/ Freepik
De acordo com dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, estima-se que pode ocorrer uma queda para uma em cada três pessoas com mais de 65 anos e que uma em vinte daquelas que tiveram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação.
 
Quando a queda ocorre em alguém portador de osteoporose, a chance de fratura é ainda maior.  No próximo mês, 20 de outubro marca o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, com o objetivo de conscientizar a prevenção, o diagnóstico e tratamento da doença.

O problema caracteriza-se pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.

Especialistas da SBOT-RS (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional do Rio Grande do Sul) recomendam consulta regular com especialista para fazer uma avaliação da textura mineral óssea e que pode, também, indicar o uso de suplementações que contribuam com a saúde dos ossos.

Na terceira idade, uma das fraturas mais preocupantes é ao nível do quadril, com alta incidência de óbito. Os ortopedistas da SBOT-RS ressaltam que esse tipo de fratura traz sérios comprometimentos, já que está relacionado a infecções e doenças cardiovasculares e pode causar dor crônica, diminuir a mobilidade articular e aumentar o nível de dependência do paciente.
 
Ao ser identificada a perda de massa óssea, é importante frisar sobre a prática de atividade físicas regulares, pois vai garantir ao paciente força muscular e melhora na qualidade de vida.


Assessoria de Imprensa da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia - Regional do Rio Grande do Sul (SBOT-RS):
Predicado Comunicação

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Geice Silva – [email protected] (11) 99571-7400 WhatsApp
Vladimir Ribeiro – [email protected] (11) 94470-6660 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp