27/09/2023 às 09h43min - Atualizada em 27/09/2023 às 16h01min

Além do Setembro Amarelo: Benefícios corporativos promovem saúde mental nas empresas

Programas personalizados ajudam no mapeamento da saúde mental e apoiam ações de melhoria do ambiente corporativo

Redação
Divulgação

Setembro é conhecido oficialmente como o mês de prevenção ao suicídio, período para lembrar da importância de cuidar da saúde mental. Aproximadamente metade da população enfrentará pelo menos um distúrbio de saúde mental em algum momento de suas vidas, de acordo com uma recente pesquisa global realizada na Universidade de Harvard. Apesar de ser muito discutido em setembro, para algumas empresas, esse tema está em pauta o ano inteiro e envolve até os benefícios corporativos oferecidos aos colaboradores.

Nesse cenário, a Telavita, primeira clínica digital de psicologia e psiquiatria do Brasil, é um benefício oferecido por mais de 80 empresas, entre elas, as maiores companhias públicas e privadas, além dos maiores planos de saúde do país, como Hospital Israelita Albert Einstein, Petrobras, Hospital Infantil Sabará, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, GOL Linhas Aéreas, Care Plus, Omint e Faber-Castell. 

Para a psicóloga Milene Rosenthal, cofundadora da healthtech, as principais queixas de quem procura o atendimento são depressão, ansiedade, burnout e estresse. A plataforma conta com 10 mil usuários mensais e a taxa de melhoria clínica para pacientes diagnosticados com depressão é de 65,4%. 

“Os programas da Telavita são personalizados e desenhados para ajudar empresas  a identificar, compreender e implementar estratégias de saúde mensuráveis e eficazes. Ajudamos os clientes no mapeamento de saúde mental, os apoiando continuamente nas decisões e ações que visam a melhoria da saúde dos colaboradores. Também ajudamos na redução da sinistralidade nos contratos com planos de saúde, centralizando os atendimentos em saúde mental e retornando dados analisados sobre o cuidado da população”, diz Milene.

Pesquisa do mercado aponta que para 75% dos profissionais de Recursos Humanos, os benefícios de saúde mental se tornaram os subsídios mais importantes que as companhias podem oferecer. Entretanto, apesar de reconhecerem a importância do tema, 41% das empresas ouvidas não oferecem nenhum benefício de bem estar para os funcionários — seja ele de saúde mental ou física. 

“As companhias precisam entender que promover a saúde mental traz vantagens para todos. Para empresas, os principais benefícios são redução da sinistralidade, foco no desfecho positivo, sustentabilidade da saúde e gestão unificada por meio de protocolos baseados em evidências. Para os colaboradores, a facilidade e conveniência no atendimento favorecem um acompanhamento constante e estímulo ao autocuidado com foco na resolutividade”, completa a psicóloga.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp