27/09/2023 às 11h24min - Atualizada em 27/09/2023 às 16h01min

Infertilidade feminina: causas, prevenção e tratamento

*Dr. Thiers Soares

Dr. Thiers Soares
Freepik / Divulgação

A infertilidade feminina é uma preocupação para muitas mulheres, principalmente para as que sonham com a maternidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 8 milhões de pessoas sofrem com a infertilidade no Brasil. Desse montante, 35% dos casos são do sexo feminino, 35% masculino, 20% acontecem com ambos e 10% possuem causas não conhecidas.

A infertilidade pode acontecer por alguma doença, irregularidade nos órgãos reprodutores, distúrbios hormonais, entre outros fatores. Um casal é considerado infértil quando um dos parceiros ou os dois possuem alguma alteração no sistema reprodutor, o que os impede de ter filhos. 

Conceitualmente, a infertilidade é definida quando há a tentativa de engravidar por mais de um ano, sem usar nenhum tipo de método contraceptivo, e não há resultados. Neste caso, a chance de gravidez é menor, mas ainda é possível, caso seja feito algum tratamento. 

Causas

Existem muitas situações que podem causar infertilidade feminina, como idade avançada, alterações hormonais, má formação de ovário ou útero, doenças pré-existentes, exposição a produtos químicos e obesidade. No entanto, as causas mais comuns são endometriose, menopausa precoce, ovário policístico e a inflamação das trompas.

Prevenção

A infertilidade pode acontecer de diversas maneiras e nem todas possuem uma prevenção, mas existem alguns comportamentos que, se adotados, podem ajudar em algumas situações, além de fazer bem à saúde de forma geral. São eles: acompanhamento médico regular, pois todo diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento; não deixar para depois a investigação dos sintomas descritos; alimentar-se de forma equilibrada e saudável; praticar exercícios com regularidade; não fumar ou fazer uso de outros tipos de drogas; e prevenir-se de doenças sexualmente transmissíveis, por meio do uso correto de métodos contraceptivos.

Tratamentos

Os tratamentos dependem da situação da paciente e podem ser feitos com medicamentos (antibióticos, hormônios) ou procedimentos cirúrgicos, como Fertilização in vitro (FIV), Videolaparoscopia/robótica e Videohisteroscopia.

É importante reforçar que todo tratamento feito de forma precoce aumenta as chances de sucesso e da paciente passar por esse processo com mais tranquilidade, leveza e saúde.

Infertilidade x Esterilidade

A infertilidade é diferente da esterilidade, que ocorre quando não há possibilidade de uma gravidez natural acontecer. Essa incapacidade pode acontecer tanto no sistema reprodutor masculino, quanto no feminino. Em mulheres, ela pode ser causada pela ausência do útero, seja por ela ter nascido assim ou pela retirada do órgão em algum momento. Já no homem, o mais comum é a falta de produção de espermatozóides ou a má qualidade deles.

O processo para reverter este quadro não é possível de forma natural, mas existem alternativas, como é o caso do útero de substituição (antigamente chamado de “barriga de aluguel”) e da doação anônima de espermatozóides. 

Portanto, não deixe de consultar um especialista, que poderá avaliar e orientar para o melhor tipo de tratamento.

 

Dr. Thiers Soares é ginecologista cirurgião especialista em endometriose, adenomiose e miomas

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp