26/09/2023 às 15h40min - Atualizada em 27/09/2023 às 00h00min

Videocast da BASF mergulha no universo da economia circular e aborda desafios, oportunidades e tendências

Série de cinco episódios traz a experiência e inspiração no bate-papo com convidados

BASF
https://plus.onono.com.br/
Divulgação
Economia circular é o tema da nova série do "Deu Química!” o videocast do onono®, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, que vai trazer uma nova forma de pensar e agir em relação aos recursos naturais, aos produtos e aos resíduos. Com convidados especiais que estão ativamente engajados no avanço das soluções para a circularidade, serão cinco episódios que estarão disponíveis no  youtube, spotify e onono+.
“Não dá mais para imaginar nosso futuro sem uma forte base na economia circular. Estamos evoluindo rapidamente nossos modelos de negócios e consumo para garantir um desenvolvimento sustentável em todos os aspectos, sejam ambientais, econômicos e sociais”, considera Antonio Lacerda, vice-presidente sênior de Nutrição e Cuidados, Soluções Industriais e Materiais da BASF para a América do Sul.
“Com o videocast, queremos ampliar o alcance dessa mensagem, trazer o tema de forma interessante e sem complexidade, com o apoio de convidados incríveis. Esse é um dos objetivos do nosso hub de economia circular, para podermos ter mais soluções nesse caminho”, afirma Ornella Nitardi, gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF
O primeiro episódio já está no ar e abre com a proposta de desmistificar “O que é a Economia Circular?”, para trazer os princípios desse modelo, as diferenças em relação à economia linear e explorar os desafios e oportunidades no Brasil. Nesse bate-papo, Ornella recebe Gabriel Domingos, head de inovação da Ambipar, empresa que oferece serviços ambientais integrados e Cecilia Seravalli, gerente de sustentabilidade da Nestlé.
Outros episódios
O episódio 2, no ar a partir de outubro, vai refletir sobre a perspectiva do “Consumidor: O dilema de cada um na Economia Circular”. Ana Michi, Gerente de Sustentabilidade e Compromisso Social Country Cluster South da BASF faz o meio de campo entre Marcos Iorio, Vice-Diretor da CCD Circula, um Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Soluções para os Resíduos Pós-Consumo e Raissa Pinati, especialista de operações, economia circular e gestão de resíduos da Trashin. Entre os temas abordados estão o papel de cada um dentro desse elo, o compromisso com a jornada – que começa na compra – e a consciência sobre como direcionar melhor os resíduos para favorecer a circularidade.
“Economia Circular e Impacto Social” é o tema do terceiro episódio, disponível no final de outubro. Caroline de Lima, gerente de sustentabilidade para América do Sul, recebe Elaine Santana, gerente de Responsabilidade Social e Direitos Humanos da Braskem, petroquímica que produz resinas termoplásticas e bioplásticos e Tereza Montenegro, presidente da Cooper Viva Bem uma cooperativa de reciclagem, que atua na coleta, triagem e comercialização de resíduos recicláveis. A realidade e desafios das cooperativas, a necessidade do mercado para resíduos de alta qualidade e fornecimento regular, e as experiências e parcerias que já são bem-sucedidas, como o Projeto Ser+ e o uso de tecnologia, como o trinamiX, que apoia a triagem de materiais, são alguns dos temas abordados.
O episódio 4 fará um mergulho no universo dos “Catadores e das Cooperativas na Economia Circular”. Xis Catalita, coordenador de Inteligência de Mercado e Insights da BASF, conversa com Erich Burguer, fundador e diretor de Desenvolvimento de Negócios, da Recicleiros, uma organização que atua como agente integrador entre prefeituras, empresas e catadores, e Roger Koeppl, fundador e presidente da YouGreen Cooperativa, que atua na coleta seletiva, triagem e comercialização de materiais recicláveis. A realidade dos catadores, o descarte e triagem de resíduos, a importância das cooperativas na economia circular e novos modelos de negócios, estão entre os temas.
Por fim, em novembro vai ao ar o episódio 5, que vai investigar “O papel da indústria na Economia”, trazendo conexão com as metas de desenvolvimento acordadas pela ONU (Organização das Nações Unidas). Rafael Viñas, gerente de novos negócios em economia circular da BASF, conversa com Guilherme Dias Gonzaga, sócio e Head de Supply e P&D da B.O.B, uma empresa da indústria cosmética que se propõe a reduzir a nossa pegada ambiental, ao desperdício de água potável e outros recursos naturais essenciais. Entre outros assuntos, eles vão comentar sobre novas tecnologias, o papel da liderança e a possibilidade de criar alianças com outras empresas para avançar nos desafios da logística reversa.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp