26/09/2023 às 16h18min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h19min

Ceva Saúde Animal e Mercolab realizaram treinamento in company na Cooperativa Lar

Uma iniciativa com informações técnicas de alto nível sobre saúde avícola para apoiar os profissionais de campo para a manutenção da biosseguridade das granjas cooperadas

GIRACOM
Giracom
Divulgação
A Unidade de Negócios Aves da Ceva Saúde Animal em parceria com a Mercolab Laboratórios e a Cooperativa LAR promoveram de 15 a 17 de agosto a primeira edição do treinamento In Company LAR, iniciativa voltada para aprimorar as habilidades técnicas sanitárias das equipes da Cooperativa LAR para suporte às granjas de matrizes e frango de corte. “Durante os três dias tivemos uma intensa integração de todos os participantes do in company, uma iniciativa em conjunto com a proposta de atualizar os conhecimentos e habilidades das equipes técnicas da LAR responsáveis pela assistência a campo”, avaliou a Gerente de Serviços Veterinários, Graziela Borges Santos.

Na edição inaugural os participantes se aprofundaram em uma programação teórica e prática relacionada aos impactos nocivos à performance produtiva e rentabilidade das granjas. Entre os tópicos desta primeira edição, os especialistas abordaram questões relacionadas às principais doenças imunossupressoras, doenças respiratórias, imunologia, técnicas sorológicas, interpretação de resultados sorológicos, isolamento microbiológico, antibiograma, MIC, plaqueamento ambiental, Salmonella, histopatologia, PCR, boas práticas de coleta de materiais para diagnósticos laboratoriais, interpretação das informações, ampla revisão das principais enfermidades regionais, formas de controle, prevenção, além de todas as tecnologias vacinais para garantia da máxima produtividade e rentabilidade das granjas parceiras da LAR.

Dentro do tópico diagnósticos, o treinamento In Company LAR contou com a presença do Dr. Alberto Back (Mercolab), profissional referência na área, que considerou admirável e de extrema relevância “a atenção da cooperativa na busca por melhoria contínua na capacitação técnica de seus profissionais de campo”.

A apresentação esteve centrada nos protocolos para coleta de materiais a campo e na interpretação dos resultados. “Uma coleta cuidadosa e consistente de materiais garante precisão com resultados mais apurados e confiáveis, além de economizar tempo e recursos” salientou Back.

A interpretação dos resultados laboratoriais também esteve na apresentação do especialista. De acordo com Back, um tema complexo e que requer atualização constante. “Este é outro aspecto sensível, fundamental para aplicação clínica assertiva”, acrescentou o Dr. Alberto Back.

De acordo com Josiane Schuvank Maculan Salvo, Coordenadora de Sanidade da LAR, colaboradora responsável pela iniciativa, o projeto In Company LAR representa a atenção e o compromisso com seus técnicos e cooperados. Para ela, atualizar as equipes com foco em sanidade demonstra a importância da LAR à prevenção por meio de ações dirigidas à biossegurança avícola.
“Este tipo de iniciativa é importante para capacitar aqueles envolvidos na atividade, uma programação aprofundada dos principais temas de sanidade e a oportunidade de relacionar a teoria à prática. Além disso, permitiu a integração e interação entre as equipes da avicultura de diferentes áreas, bem como a interação e aprendizagem dos nossos veterinários com excelentes profissionais da avicultura”, observou a coordenadora.

Ela enfatizou que o projeto também proporcionou informações valiosas para as equipes de sanidade da LAR e para os tomadores de decisão, fundamentadas em análises de monitoramento, a fim de embasar escolhas mais acertadas para uma produção ainda mais sustentável. "Isso implica na integração do desempenho zootécnico, a saúde das aves, o bem-estar animal e a eficiência econômica", declarou a porta-voz.

Para ela, o projeto foi uma iniciativa assertiva, pois atendeu às necessidades da agroindústria de forma eficaz: “Foi a primeira vez que a Lar Cooperativa teve a oportunidade de reunir médicos veterinários e sanitaristas para um curso técnico robusto, proporcionando aprofundamento nos temas de sanidade e a oportunidade de discutir a teoria em conjunto com a prática. Ter a chance de reciclar conhecimentos técnicos com renomados profissionais da avicultura, como o Dr. Luiz Sesti, o Dr. Jorge Chacón e o Dr. Alberto Back, através de uma programação específica para a equipe avicultura foi de grande valia para a Cooperativa Lar”, enalteceu Josiane.

A Gerente de Serviços Veterinários salientou também que todas as tecnologias em vacinas da CEVA foram amplamente debatidas durante o treinamento, oportunidade onde foram apresentadas todas as peculiaridades tecnológicas em vacinas da CEVA à avicultura industrial, com ênfase na efetiva proteção gerada, praticidade de aplicação e por proporcionar a máxima proteção das granjas.

“Esse foi o primeiro In Company e contou com a presença de 17 profissionais e o feedback foi muito positivo. Uma grande oportunidade de reciclagem e aprendizado, com uma a programação teórica e prática, tornando-o dinâmico, didático e imersivo”, enalteceu Graziela Borges.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp