26/09/2023 às 14h39min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h19min

O que fazem os 4,5 milhões de brasileiros que moram no exterior.

A advogada especializada em Imigração, Ingrid Domingues McConville, conta que serviços especializados são os que tem mais indice de aprovação.

Samantha di Khali Comunica
Divulgação
Uma população equivalente a um estado inteiro do Brasil, está morando fora do país, segundo dados do Itamaraty. A maioria dos emigrantes vive na América do Norte (45,19%) e na Europa (32.42%).
As maiores comunidades brasileiras em outros países encontram-se nos Estados Unidos (1,9 milhões), Portugal (360 mil), Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (286.557).
O Itamaraty ressalta que os dados são apenas estimados, uma vez que o registro consular de nacionais no exterior não é obrigatório.
Embora os países que mais incentivam a imigração sejam Canadá, Portugal, Alemanha, Espanha e Irlanda, a maioria prefere mesmo os Estados Unidos, com todas as “dificuldades” que implica em ser residente neste país.
Nos últimos anos, no entanto, aumentou o número de brasileiros mais qualificados que resolvem tentar a vida em território norte-americano. Como validar o diploma nos Estados Unidos nem sempre é simples, eles optam pelo empreendedorismo.
O mercado de trabalho nos EUA para brasileiros qualificados ganhou força após a pandemia, pois muitos profissionais se sentiram frustrados com a falta de oportunidades no Brasil.
Como a demanda por trabalhadores continua forte nos Estados Unidos, acaba beneficiando os imigrantes, pois a mão de obra estrangeira é a principal solução para o país expandir sua força de trabalho.
Os setores que estão em alta nos Estados Unidos, que tem mais vagas de empregos abertas incluem: Setor de saúde, serviços profissionais e empresariais, acomodação e serviços alimentares, comércio varejista, transporte, construção, agricultura, pecuária e finanças.
No entanto, o caminho para morar e trabalhar nos Estados Unidos não é tão fácil, mesmo para os qualificados, ou seja, para os que possuem nível superior, experiência comprovada e/ou poder de investimento.
A advogada especializada em Imigração, Ingrid Domingues McConville, conta que casos de pessoas qualificadas que mais são aprovadas são dos setores de serviços profissionais e saúde, principalmente em estados mais carentes, onde a demanda por profissionais especializados é maior. Ela ainda faz uma alerta quanto a aplicação do visto na categoria correta, pois o visto para trabalhadores e investidores são diferentes..
Os Estados Unidos precisam cada vez mais de mão de obra qualificada e muitos brasileiros se encaixam nos perfis mais procurados. Os estados para onde os brasileiros mais querem migrar são: Florida, Massachusetts e Califórnia. Os profissionais que mais chegam são das áreas de saúde, engenharia, tecnologia, advocacia, administradores e contadores, com idade entre 30 e 45 anos.
Saiba mais sobre imigração: @dmvisalaw

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp