26/09/2023 às 12h32min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h18min

     Comunidades quilombolas no Maranhão recebem oficina de Capoeira

A atividade é dedicada aos moradores das comunidades tradicionais Oiteiro das Nogueiras, Queluz, Jaibara das Nogueiras e Pedrinhas Clube de Mãe

DR Comunicação
Ascom divulgação
Itapecuru-Mirim é o terceiro município maranhense a receber as ações do Movimenta Cultura, ação formativa itinerante realizada pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz/MA) e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A oficina gratuita de Capoeira está com inscrições abertas até o dia 29 de setembro, por meio do formulário disponível nas redes sociais do projeto www.instagram.com/movimenta.cultura/.

A atividade será realizada ao longo do mês de outubro em quatro comunidades quilombolas: Oiteiro das Nogueiras, Queluz, Jaibara das Nogueiras e Pedrinhas Clube de Mãe. Ao longo da oficina, os participantes serão convidados a conhecer a história da capoeira no Maranhão, no Brasil e no mundo, sua relevância cultural, e, ao mesmo tempo, aprender a executar movimentos básicos, entender a instrumentalização musical associada à capoeira e participar de forma ativa de uma roda de capoeira, seguindo os rituais e fundamentos tradicionais. 

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a capoeira é um dos símbolos brasileiros mais reconhecido internacionalmente. Criada no país durante o período da escravidão, como uma forma de luta e de resistência por africanos escravizados, a capoeira está presente em todo território nacional, além de praticada em diversos países, em todos os continentes.

A oficina será uma importante oportunidade de aprendizado voltada para a educação patrimonial, apresentando-se como um instrumento para a  valorização da capoeira, da cultura local e da cultura das comunidades. Segundo Censo do IBGE, divulgado em 2023, o Maranhão possui a 2ª maior população quilombola do país. Mais de 260 mil pessoas que se autodeclaram quilombolas vivem em 32 municípios maranhenses, comunidades remanescentes de quilombos.

As aulas serão ministradas pelo professor Mychel Lopes, que é natural de Mirinzal (MA), e começou a praticar capoeira em 2001, no grupo Mara-Brasil. A atuação como professor teve início em 2014, no Instituto Educacional Meus Sonhos, quando fundou o projeto “Pimpolho Capoeira”, na capital do Maranhão, São Luís. Três anos depois integrou a Escola de Capoeira Acapus, através da qual pode viajar para a Áustria e iniciar o projeto CUK (Capoeira Union Kärten), na cidade de Klaguenfurt. O retorno ao Brasil aconteceu em 2020. No ano seguinte, recebeu do mestre capoeirista Luís Senzala o certificado de professor.

O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).

Movimenta Cultura - 1ª edição

O Movimenta Cultura é responsável pela Oficina de Capoeira em Itapecuru-Mirim e vai circular pelos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas ao longo do 2º semestre de 2023 até março de 2024. O ciclo formativo em Gestão da Cultura tem por objetivo promover profissionalização, geração de emprego, renda e novas oportunidades por meio da arte e da cultura.

Estão previstas cerca de 60 oficinas pela ação formativa, atendendo mais de 25 cidades nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste. Todas serão ministradas por especialistas nas áreas e vão auxiliar os participantes a adquirirem novas habilidades nos campos da economia criativa e da gestão da cultura. No Maranhão, os municípios contemplados são: Açailândia, São Luís, Alto Alegre do Pindaré, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas, Itapecuru-Mirim e Santa Rita.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Centro Cultural Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, o Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. As atividades são desenvolvidas em conjunto com o poder público, setor privado, sociedade civil e indivíduos atuantes no Maranhão. O espaço impulsiona, diariamente, a formação, capacitação e geração de renda na região por meio de múltiplas áreas da cultura, proporcionando oportunidades às crianças, jovens e adultos. Para acompanhar as ações, acesse as redes sociais: www.instagram.com/centroculturaltatajuba/ e www.facebook.com/centroculturaltatajuba  

Serviço

Oficina gratuita de Capoeira 
com o professor Mychel Lopes
Itapecuru-Mirim (Maranhão)
Inscrições até o dia 29 de setembro de 2023

Oiteiro das Nogueiras
7, 8, e 14/10, das 8h30 às 12h30
15/10, das 14h às 18h
Local: Clube de Festa, Rua principal, Oiteiro das Nogueiras
Formulário de inscrição: https://bit.ly/3RudEg4 

Queluz
7, 8, e 14/10, das 14h às 18h
15/10, das 8h30 às 12h30
Local: Associação do Morador Quilombola do Povoado de Queluz, Rua do Campo, Queluz  
Formulário de inscrição: bit.ly/oficinacapoeiraemqueluz 

Jaibara das Nogueiras
21, 28 e 29/10, das 8h30 às 12h30
22/10, das 14h às 18h
Local: Associação dos moradores, Rua principal, Jaibara das Nogueiras 
Formulário de inscrição: https://bit.ly/48rb3JW 

Pedrinhas Clube de Mãe  
21, 28 e 29/10, das 14h às 18h
22/10, das 8h30 às 12h30
Local: Associação Clube de Mãe, Rua principal, Pedrinhas Clube de Mãe  
Formulário de inscrição: https://bit.ly/oficinacapoeiraempedrinhas 

Formulários de inscrição também disponível nas redes sociais do projeto:
www.facebook.com/projetomovimentacultura

www.instagram.com/movimenta.cultura/

Informações também pelo whatsapp: (99) 9-8407-5031

Informações para a imprensa:
Dyego Rodrigues (98) 991706807

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp