26/09/2023 às 11h13min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h16min

Como a certificação ISO 27001 pode ajudar as empresas a se adequarem à LGPD

BigDataCorp é uma das 130 empresas brasileiras a conseguir o certificado

Divulgação
Divulgação

Conforme as pessoas aumentam a sua exposição no ambiente digital, a preocupação com a segurança dos dados pessoais que são compartilhados nesse universo fica cada vez maior. Para conquistar a confiança dos consumidores e estar de acordo com a legislação vigente, as empresas precisam endereçar as questões da privacidade e da segurança dos dados que usam em seu dia-a-dia. Uma das formas de demonstrar que estão adequadas com os requerimentos da LGPD e que se preocupam com essas questões é através da certificação dos seus processos. Uma das principais certificações relacionadas com a segurança das informações é a ISO 27001.

A BigDataCorp, empresa líder em soluções de big data e inteligência artificial e primeira datatech do mercado brasileiro, conquistou o Selo de Segurança da Informação (SSI) da ABNT. O selo é uma certificação que atesta que a empresa atende aos requisitos técnicos e organizacionais estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2022. Com isso, a empresa se destaca entre as poucas empresas no Brasil e no mundo que possuem essa certificação. De acordo com a última pesquisa ISO, divulgada em 2019, apenas 133 empresas no país obtiveram este reconhecimento.

O selo ISO 27001 é uma vantagem competitiva para as empresas que lidam com informações, pois demonstra que adotam as melhores práticas para gerir e proteger essas informações, reduzindo os riscos de incidentes prejudiciais. Além disso, a certificação facilita a conformidade com as leis e regulamentações de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na Europa, além de evidenciar o compromisso de estar adequado às expectativas do mercado e da sociedade.

Para obter a Certificação ISO 27001, as empresas precisam passar por um rigoroso processo que envolve auditorias internas e externas, treinamentos, avaliações de conformidade e implementação de controles de segurança. No caso da BigDataCorp, foram desenvolvidas políticas, procedimentos e diretrizes de segurança da informação para orientar as práticas dentro da organização. Além disso, foi realizada uma análise de riscos para identificar os ativos de informação, as ameaças e vulnerabilidades, bem como as medidas para mitigar esses riscos.

Segundo Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, esta conquista reconhece todo o esforço e dedicação da empresa para garantir a segurança e a privacidade dos dados que coletam e fornecem aos clientes.  “A segurança da informação é um valor fundamental para nós, pois sabemos que os dados são o ativo mais importante da era digital. Por isso, investimos constantemente em tecnologias, processos e pessoas”. afirma. 

A companhia também investiu em medidas técnicas para proteger os ativos de informação, como firewalls, criptografia e sistemas de detecção de intrusões. Por fim, a empresa passou por uma avaliação de conformidade por um organismo de certificação externo, que verificou se a empresa atende aos requisitos da ISO 27001. “Com a ISO 27001 reforçamos o nosso compromisso com a excelência na gestão de segurança da informação e com a satisfação dos nossos clientes”, finaliza o especialista em dados.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp