26/09/2023 às 15h06min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h10min

A relevância de um processo seletivo eficaz para estagiários e trainees

Por Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe

Denise Asnis
Divulgação Taqe

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) mostra que, no primeiro trimestre do ano de 2022, o Brasil tinha 726,6 mil estagiários. O número representa um crescimento de 18,2% em comparação com o mesmo período de 2021. 

Esse aumento significativo na quantidade de estagiários disponíveis no mercado de trabalho pode ser uma oportunidade para as empresas enfrentarem o desafio de agregar novos colaboradores ao time. Contratar estagiários e trainees talentosos não só traz inovação para o negócio, mas também representa um ótimo investimento para o futuro da empresa, uma vez que esses novos profissionais trazem consigo ideias frescas e um potencial de crescimento que pode impulsionar o sucesso organizacional.

Quando a escolha é pela contratação de estagiários e trainees, a organização ainda tem o ganho de conseguir moldar o novo profissional para atender às necessidades da equipe. Mas, o processo seletivo deve ser conduzido de forma estratégica. Isso porque trazer as pessoas certas para sua equipe é fundamental para seu alto desempenho. 

Qual a importância dos estagiários e trainees para as empresas?

Transformação digital e inovação são dois exemplos de como trazer jovens talentos para seu time pode beneficiar o ambiente de trabalho. Estagiários e trainees estão com informações atualizadas frescas em sua mente, além de serem motivados e dispostos a aplicar seu conhecimento. Optar por esse tipo de contratação pode melhorar o desempenho da empresa como um todo. 

Além disso, pode aumentar as oportunidades de mercado, já que programas de trainee e estágio demonstram que a companhia caminha junto com a modernidade. Contratar estagiários e trainees traz muitas vantagens para a empresa e para os profissionais em formação. Se os projetos forem bem estruturados e o processo seletivo objetivo e transparente, o negócio terá um potencial de crescimento bastante expressivo.

Entendendo as necessidades da empresa

O primeiro passo para um processo seletivo de sucesso é fazer um bom planejamento. Em primeiro lugar, é preciso identificar a necessidade da vaga. 

Por isso, o RH deve conversar com o líder do setor para entender por que ele precisa de um novo colaborador, quais as habilidades que ele deve ter, etc. Além disso, é importante incluir o líder na maior parte das etapas, já que isso contribui para o alinhamento de expectativas.

Criando uma descrição de cargo assertiva

O objetivo da descrição da vaga é apresentar a oportunidade de trabalho para os interessados. Dessa forma, os profissionais que têm habilidades compatíveis com as exigências descritas podem se inscrever no processo seletivo.

Para escrever uma descrição do trabalho eficaz para processo seletivo para estagiários e trainees, é preciso ter em mente o perfil da vaga e o público de candidatos que a empresa está buscando. Com isso, seu recrutamento será mais eficiente.

É por meio da descrição de vaga que os talentos que têm mais fit cultural com a empresa saberão que possuem as qualificações esperadas e se candidataram ao seu processo.

Uma boa descrição ajuda a aumentar a taxa de retenção, já que o contratado saberá exatamente quais são suas funções, o que se espera dele e como é o clima organizacional. Além disso, ela economiza tempo, já que candidatos com qualificações diferentes do esperado não se inscreverão no processo, o que reduz a quantidade de currículos para a triagem.

Por último, essa é uma oportunidade de gerar uma primeira impressão positiva. Isso porque os anúncios de vagas são o primeiro contato que a maior parte dos candidatos tem com sua empresa. Uma boa descrição contribui para uma experiência do candidato positiva.

Processo de triagem eficaz

Após receber os currículos dos interessados, o RH deve realizar uma triagem, considerando os pré-requisitos do cargo e separando os mais relevantes. Todos os testes e dados são usados para ranquear os que tiveram os melhores resultados. Dessa forma, o recrutador pode focar nos perfis que têm mais compatibilidade com a empresa. Para tornar a pré-seleção de mais completa e eficaz, o recrutador também pode realizar uma entrevista de triagem. Por meio dela, é possível analisar se os candidatos pré-selecionados estão realmente aptos para a próxima etapa do processo.

Selecionando o candidato certo

Por fim, chegamos à seleção do candidato. É fundamental escolher o profissional certo para a posição em questão. Isso ajuda a garantir que tenha valores que estão alinhados com a cultura, ambiente de trabalho e objetivos da empresa. O recrutador pode usar métodos suplementares de avaliação, como a gamificação, para identificar as habilidades e o comportamento dos candidatos em um processo seletivo.

Integração e treinamento

Após a contratação do estagiário ou trainee, é fundamental incluí-los no programa de integração dos novos colaboradores. Isso pode trazer mais tranquilidade aos novos contratados, principalmente nos primeiros dias de trabalho. Desde o recrutamento, é preciso pensar em estratégias para assegurar que o novo funcionário consiga se encaixar na organização. Quanto mais correspondência entre colaborador, cargo e empresa, mais fácil será o processo de integração. Além disso, os treinamentos são importantes para que o novo profissional aprenda a desenvolver habilidades específicas. 



*Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos. Ela é casada, tem dois filhos e profissional com mais de 30 anos de experiência na área de RH. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, BankBoston, Citibank e Banco Crefisul. Denise tem como missão gerar oportunidades para todos - possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego de acordo com seu perfil pessoal e profissional.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp