26/09/2023 às 10h10min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h04min

Professores da rede pública de Barcarena participam de workshops para capacitação; e alunos de eventos literários do Projeto Viva o Livro!

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Ultracargo, promove competências para a educação integral, incentivando a leitura e a escrita em seis escolas do município, com doação de acervos.

Fibra Comunicação
Allan Santiago
 

Vinte profissionais de seis escolas da rede pública de Barcarena (PA) participaram do workshop de capacitação do projeto Viva o Livro!, realizado no mês de junho. E dezenas de alunos estiveram presentes nos eventos literários do projeto, que ocorreram nos dias 13 e 14 de setembro na cidade. 

 

A iniciativa da Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - traz a abordagem da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e a escrita entre crianças e jovens. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e patrocinado pela Ultracargo.

 

Além da capacitação das equipes pedagógicas, o Viva o Livro! inclui a doação de acervo de 260 obras infantojuvenis para as bibliotecas escolares e a realização de dois eventos literários, que aconteceram nos últimos dias 13 e 14 de setembro, nos quais os estudantes construíram seus próprios livros, com a ajuda do aplicativo Story Jam, de construção colaborativa para conteúdo, e de técnicas de scrapbook. 

 

“Foi uma grande satisfação ver o engajamento das equipes pedagógicas durante a capacitação, com muita disposição para adquirir novos conhecimento e levar  práticas inovadoras para a sala de aula”, destaca Francis Dias, coordenador da Evoluir. “O Viva o Livro! não apenas apresenta um caminho divertido e lúdico para a descoberta do mundo maravilhoso da leitura, mas também trabalha habilidades e competências essenciais para a formação integral das e dos estudantes, como o Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir Consciente. Todo o conteúdo é alinhado ainda com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular”.

 

“Durante o workshop, foi possível reavaliar o quanto é de suma importância aguçar a leitura aos alunos e proporcionar um mundo cheio de imaginações e conhecimentos”, diz a participante Alessandra Aline dos Santos Leão, da Escola Noronha de Barros. “Os encontros foram de muita valia para aprimorar nossas práticas pedagógicas e adquirir novos aprendizados, nos ajudará muito na alfabetização. Tanto os livros quanto o aplicativo são ferramentas que servem de estímulo aos estudantes”.

 

Para a participante América do Socorro Tavares Furtado, da Secretaria Municipal de Educação de Barcarena, o projeto veio ao encontro da proposta pedagógica da rede pública. “Ele enriquece a prática do professor com a tecnologia apresentada, é muito significativo e atrativo. E o acervo contribuirá para a ampliação do repertório cultural”.

 

“Tivemos a oportunidade de socializar experiências e aprender coisas novas a partir do uso de ferramentas tecnológicas, mas sem deixar de lado os conhecimentos empíricos e os textos orais”, acrescenta a participante Jacklene Santos Ribeiro, da Escola Francisco da Silva Cravo. 

 

“O mais importante foi a busca por novas metodologias para estimular o processo de leitura”, avalia o participante José Inácio Barbosa da Silva, também da Escola Francisco da Silva Cravo. “A capacitação foi bastante interessante, muito clara, objetiva, e nos levou realmente a uma reflexão e ação para a prática. E o projeto contribuirá para a melhoria de nossa biblioteca, com novos livros”.

 

A Ultracargo, que apoia o projeto, opera um terminal no Porto de Vila do Conde, e tem como um de seus compromissos contribuir para o desenvolvimento das comunidades próximas aos locais onde atua: “Realizamos um diagnóstico e estabelecemos a educação como a prioridade da nossa política de responsabilidade social. Acreditamos que projetos como esse que capacitam professores e estimulam o aprendizado têm efeitos duradouros e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma Fernanda Nogueira Guedes, Gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Ultracargo.

 

Participam do projeto Viva o Livro! em Barcarena a EMEF Prefeito Noronha de Barros, EMEF Ver. Genaro Apollaro, EMEF Ver. Marcos Martins Magno, EMEF Cônego Francisco da Silva Cravo e EMEF Nossa Senhora da Conceição. 

 

Sobre o Viva o Livro!

O Viva o Livro! é um projeto ludo-pedagógico criado pela Evoluir com o propósito de incentivar a prática da leitura e da escrita entre jovens e crianças, colaborando com a ampliação do acesso da população aos livros. Suas atividades se baseiam na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), moderna técnica de aprendizagem onde estudantes colocam a mão na massa e se tornam protagonistas de sua própria formação, desenvolvendo habilidades como curiosidade, criatividade, resiliência e determinação. Tudo alinhado às competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Além de possibilitar  a elaboração de seus próprios livros com a utilização do aplicativo colaborativo Story Jam, também incentiva a criação de clubes de leitura, incluindo a doação de livros infanto-juvenis da Editora Evoluir e de outras editoras para equipar as bibliotecas escolares, tratando de assuntos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Sobre a Ultracargo

A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que hoje movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a empresa está presente em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Seus terminais estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A empresa detém ainda 50% de participação na Opla, que opera um terminal de etanol em Paulínia (SP). A Ultracargo que soma quase 60 anos de história e faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, tem posição de liderança entre as empresas independentes de armazenagem de granéis líquidos do país. Para conhecer melhor a Ultracargo, acesse: www.ultracargo.com.br.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp