26/09/2023 às 10h30min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h03min

Saúde bucal exige cuidados durante a gestação

Raquel Reis
Reprodução/ Canva
São Paulo, setembro de 2023 - Muitos são os cuidados necessários com a saúde durante a gestação, inclusive a bucal. Algumas doenças, como cárie, gengivite e periodontite, podem aumentar o risco de complicações na gravidez e influenciar o nascimento do bebê. Para evitá-las, o cuidado deve ser redobrado e a gestante deve ser acompanhada por um profissional. “Sabemos que as variações hormonais podem contribuir para mudanças no corpo. Na saúde bucal essa alteração hormonal, leva a uma vasodilatação e consequente aumento da resposta inflamatória. Ademais, os enjoos e vômitos se tornam mais frequentes, ocasionando alteração do pH bucal para mais ácido, favorecendo o desenvolvimento de bactérias”, explica Daniela Lopes do Vale, periodontista e coordenadora técnica comercial da Dental Prime e da Care Plus Clinic. Por isso, manter uma boa higiene bucal e hábitos saudáveis, especialmente relacionados à alimentação, são fundamentais para a saúde da mãe e do bebê.
Dra. Daniela reforça, ainda, que as visitas ao consultório devem ser realizadas desde a descoberta da gestação para evitar tais complicações. Para acompanhar a gestante durante todo o período, a Dental Prime conta com o Odonto Baby Care, um programa de acolhimento e orientação trimestral. “Dessa forma, conseguimos identificar qualquer alteração bucal desde o início e propor um tratamento específico, individualizado e humanizado”, detalha. O Odonto Baby Care atende a todas as pessoas gestantes que já sejam pacientes da Dental Prime, Care Plus Clinic, ou que queiram iniciar seu tratamento neste período.
 O acompanhamento à gestante pela equipe do Odonto Baby Care é realizado por odontopediatras e periodontistas, que contam com conhecimento específico e fornecem um cuidado diferenciado. “Esses profissionais instruem sobre todos os cuidados com a higiene bucal da mãe e do bebê.  Ainda, a família já passa a ter maior intimidade e segurança com a equipe que acompanhará o bebê após o nascimento”, ressalta a coordenadora da Dental Prime e Care Plus Clinic. O acompanhamento com odontopediatra pode esclarecer dúvidas relacionadas aos cuidados com o bebê nos meses que antecedem o nascimento dos primeiros dentes, orientações que contribuem para o aleitamento materno, e evitar o desmame precoce. “São informações e conteúdos técnicos voltados para os cuidados com a saúde dos bebês, contribuindo para uma vida mais saudável, longa e com qualidade”, aponta a Dra. Daniela.
Sobre a Dental Prime 
A Dental Prime é uma rede de clínicas de odontologia que inaugurou um novo modelo no Brasil, ao oferecer tratamentos com excelência em instalações de alto padrão. Com atendimento personalizado, humanizado e diferenciado, a marca faz parte da Care Plus, operadora de saúde premium que, desde 2016, pertence à companhia britânica Bupa, presente em mais de 190 países.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp