26/09/2023 às 15h25min - Atualizada em 26/09/2023 às 20h03min

Entenda as principais doenças degenerativas de retina

Alguns nutrientes podem ajudar no combate à DMRI, como vitaminas C e E, luteína, zinco, cobre e zeaxantina

Infinita Comunicação
Divulgação Frepick
As doenças degenerativas da retina são produzidas por danos nos fotorreceptores, células que captam a luz, e/ou no epitélio pigmentar da retina (EPR), responsável por nutrir os fotorreceptores, com a consequente perda progressiva da acuidade visual até levar à cegueira.
 
O recente desenvolvimento de terapias avançadas na prática clínica oftalmológica tem viabilizado o tratamento de alguns casos de degeneração da retina que antes eram incuráveis. Por esta razão, são necessárias mais pesquisas para continuar a luta mundial contra a cegueira.
 
Segundo o Dr. Aquiles Gontijo, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais (IOMG) e da Santa Casa BH, especialista em retina cirúrgica, catarata e uveíte, as principais patologias da retina são a doença macular relacionada à idade (DMRI) e a retinose pigmentar.  A primeira também é conhecida como degeneração macular e afeta a visão central enquanto a visão periférica se mantém estável. Geralmente seus sintomas são percebidos após os 50 anos, mas outros fatores estão associados à condição, entre eles, tabagismo, histórico familiar, obesidade, hipertensão, alimentação rica em gordura saturada, caucasianos.
 
Alguns nutrientes podem ajudar no combate à DMRI, como vitaminas C e E, luteína, zinco, cobre e zeaxantina. Nas formas em que há edema macular podem ser utilizados os medicamentos aflibercepte (Eylea®), ranibizumabe (Lucentis®) e bevacizumabe (Avastin®), que são bloqueadores de crescimento de novos vasos sanguíneos, porém só podem ser usados mediante indicação médica e administrados por um profissional de saúde.
 
A retinose pigmentar, explica o Dr. Aquiles Gontijo, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais (IOMG), é uma degeneração que afeta diretamente os fotorreceptores, começa pelos bastonetes, causando a perda da visão noturna, e progride para os cones, causando a perda da visão central até evoluir para a cegueira. Trata-se de uma doença genética desencadeada por diferentes genes, podendo ou não ser ter caráter hereditário. Sua evolução é lenta, muitos pacientes descobrem o quadro após os 30 anos, mas geralmente apresentam uma cegueira em torno dos 60 anos.
 
Como a retinose pigmentar pode ser decorrente de inúmeros genes (até o momento foram identificados em torno de 45 genes), é um desafio encontrar uma terapêutica específica. Para a forma RPE65, conhecida como amaurose congênita de leber, existe um tratamento com o medicamento luxturna, focado em paralisar a progressão da doença. Para identificar o tipo de retinose pigmentar é necessário realizar no paciente um exame de mapeamento genético.
 
No grupo de patologias oftalmológicas na retina há também a degeneração lattice, presente em 6 a 8% da população, caracterizada por um afinamento localizado da retina com aumento da adesão do vítreo em sua borda, o que propicia o aparecimento de rasgaduras e buracos na membrana, e favorece descolamentos de retina. Não existem sintomas específicos, mas podem ser observados moscas volantes e flashes de luz, mesmo em ambientes escuros. A condição pode ser descoberta durante uma consulta de rotina com mapeamento de retina. O tratamento consiste em aplicação de laser na retina para prevenir o descolamento.
 


Outra degeneração é a miópica, conhecida como miopia patológica (MP), irreversível e progressiva, que acomete 3% da população, geralmente quem tem miopia acima de 6 graus, idade avançada e comprimento maior do olho, com afinamento difuso da retina e até com roturas do EPR. Estas roturas podem causar uma membrana neovascular (vasos anormais que crescem sob a retina) podendo ser necessário tratamento com aflibercept (Eylea®), ranibizumab (Lucentis®), bevacizumab (Avastin®), laser de retina. Além da membrana, são mais comuns nesses pacientes descolamentos de retina com possível indicativo de cirurgia de retina.




 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp