25/09/2023 às 18h20min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h10min

PariPassu: tecnologia de rastreabilidade elevam padrões de qualidade no varejo de alimentos

Empresa de tecnologia para agronegócio com sede em Florianópolis/SC participa da 35ª Acaps Trade Show, que acontece nos dias 26,27 e 28, no Pavilhão de Carapina.

Assessoria
PariPassu
Imagem de Freepik

A PariPassu, empresa de tecnologia para agronegócio com sede em Florianópolis/SC, participa da 35ª Acaps Trade Show, que acontece nos dias 26,27 e 28, no Pavilhão de Carapina. O evento, considerado a maior convenção e feira do varejo capixaba, começa com a expectativa de gerar mais de R$ 600 milhões em negócios. O conteúdo será apresentado em dois auditórios. No Master, acontecerão as principais palestras e no Ciclo do Conhecimento, que começa suas atividades às 09h, serão discutidos assuntos técnicos voltados para o aprimoramento das empresas e profissionais de supermercados, padarias, bares, restaurantes, hotéis, entre outros segmentos.

A programação do auditório Ciclo do Conhecimento no dia 27 de setembro começa com a palestra “Hortifruti eficiente: desenvolvendo uma gestão e operação mais dinâmica na compra e venda de FLVs”. O tema será debatido por Pietro Schenardi, Engenheiro Agrônomo e Analista de Qualidade de Frutas, Legumes e Verduras na PariPassu. 

 









Jornada de desenvolvimento

A jornada de desenvolvimento criada pela PariPassu inicia nos padrões de rastreabilidade e promove uma evolução nos processos desde o campo até o ponto de venda, que contribuem para a segurança do alimento e qualidade dos produtos que são distribuídos e/ou processados. “Nossa história começa com a união de conhecimentos complementares, como computação, engenharia, produção animal e rotina de produção agropecuária. Iniciamos os projetos-piloto e fomos aprimorando os serviços a partir das demandas e necessidades, tal como integrações com hardwares e identificação padronizada, associação da rastreabilidade ao monitoramento de resíduos, todos estes são conceitos embrionários para a formação do que hoje chamamos de INDEX” revela Giampaolo Buso, diretor-executivo da PariPassu. 

 

Criado em 2019, o INDEX é uma plataforma de informação estratégica, referência no mercado agroalimentar, reunindo mais de 2,6 mil empresas do setor, produtores, distribuidores, indústrias e varejo alimentar. Os produtores e distribuidores podem utilizar essa plataforma para qualificação e comprovação de atendimento às boas práticas de segurança e qualidade do alimento, sendo um diferencial de atendimento ao mercado. Através da plataforma do INDEX, as empresas têm a possibilidade de comparar seus resultados com os pares do setor, sem serem identificados. A equipe PariPassu apoia na orientação de planos de ação para  melhorias necessárias. As empresas são pontuadas em quatro categorias no INDEX PariPassu: Rastreabilidade; Padrão de Qualidade; Segurança do Alimento; Auditoria e Certificações. 

 

“O INDEX traduz o trabalho da PariPassu, uma referência de qualificação onde cada componente recebe uma pontuação e, utilizando uma média ponderada, a qual indica os resultados qualitativos dos participantes da cadeia de abastecimento. É um diferencial que o segmento agroalimentar ainda não utiliza de forma estruturada, criando um ranking qualitativo e evolutivo do desenvolvimento”, explica Giampaolo. 

 

Comunicação entre o campo e produtor

A produção agrícola é afetada pelas condições climáticas e, na grande maioria dos casos, são eventos que fogem do controle do agricultor. De um lado, grandes variações de temperatura, chuva em excesso ou escassez, umidade do solo e do ar, ventos, entre outros, afetam a qualidade dos alimentos que são entregues. Do outro, os mercados e distribuidores têm uma expectativa sobre os alimentos que serão fornecidos. Por meio da rastreabilidade e processos bem definidos, é possível alinhar a comunicação entre os elos da cadeia, é o que afirma o diretor-executivo da PariPassu. 

“Estamos consolidando, através do INDEX, nossa posição como facilitadores da comunicação, dos acordos entre os elos da cadeia de abastecimento, do ponto de vista qualitativo.  Muitas vezes o varejo e os consumidores reclamam da qualidade das verduras e legumes que recebem, mas não sabem as razões de estarem recebendo um produto com qualidade abaixo do esperado ou mais caro. Então, reunimos as informações do que está afetando a produção e colocamos esses atores (produtor, distribuidor e varejista) em uma sala para fazer a mediação, contextualizar que haverá uma alteração da qualidade, afinal, é uma indústria a céu aberto.  Entendimento necessário, inclusive, para informar o consumidor sobre alterações no preço. Como atuamos em todos os elos da cadeia produtiva, temos a possibilidade de ver ‘as dores’ e, facilitamos, através das nossas ferramentas e também das iniciativas de educação, como a Academia PariPassu,  o entendimento entre o campo e o mercado”, comenta Giampaolo . 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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