25/09/2023 às 15h37min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h09min

Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André comemora 123 anos de fundação

Italo
Marli Popolin/MP
No mês de setembro, a Sociedade Cultural Italo-Brasileira de Santo André completa 123 anos de fundação e para marcar a data, a diretoria promoveu uma missa em Ação de Graças na quarta-feira (20) e um almoço ontem (24), em sua sede localizada na Rua Airó, 69 – Santo André.

O ato ecumênico foi conduzido pelo padre Flávio José dos Santos e contou com a participação dos diretores, de sócios e do Coral da Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André, sob regência do maestro Reinaldo Sanches. Em seguida, foi servido um coquetel aos participantes e o corte do bolo de aniversário encerrou as festividades da noite.

No domingo, cerca de 150 convidados participaram de um animado almoço, preparado pelo restaurante Balderi Pasta & Arte, de Santo André, e ao som da Banda Marcio Augusto. O anfitrião foi o presidente Etel Benatti.

A entidade nasceu como Società Italiana di Mutuo Soccorso Savoia, em 1900, a partir da necessidade de amparo ao imigrante italiano da região do Grande ABC, tendo Giuseppe Nasossi como um dos fundadores. Em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, o nome Itália teve que ser suprimido e passou a denominar-se Società di Mutuo Soccorso di Santo André, suprimindo-se também o nome Savoia. Em 1950, passou a se chamar Sociedade Beneficente e Recreativa Santo André e, finalmente em setembro de 1962, Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.

A entidade tem como finalidade congregar sócios que participam de atividades culturais e eventos ligados à tradição italiana, como a comemoração da República Italiana, dia do Imigrante Italiano e outras que lembram costumes e hábitos de seus ancestrais, tanto na arte, na cultura, na culinária, entre outros. 

Fotos Marli Popolin:

158: Membros da diretoria  e do Conselho com seus conjuges

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp