26/09/2023 às 00h05min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h05min

Ciclovias ganham manutenção permanente e Liberdade tem Rua Aberta aos pedestres

No Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Ricardo Nunes anunciou duas ações importantes para incentivar a mobilidade ativa na capital: a manutenção e expansão do Plano Cicloviário e a ampliação do Programa Ruas Abertas para o bairro da Liberdade, na região central. As duas iniciativas foram debatidas com a população antes de serem implementadas.
Com mais estes dois programas, a Prefeitura reafirma seu compromisso de ampliar os mecanismos para tornar a cidade cada vez mais moderna, acessível, inclusiva e com melhor qualidade do ar, em que a mobilidade ativa seja uma alternativa ao alcance de todos. Também nesta semana, a gestão municipal anunciou a inclusão de 50 ônibus elétricos à frota do sistema municipal de transporte público.
O Plano Cicloviário ganhou um programa permanente de conservação das estruturas cicloviárias e a recuperação imediata daquelas que precisam, com a publicação de uma Ata de Registro de Preços no Diário Oficial de sexta-feira (22).
"Temos a maior malha cicloviária do Brasil: 722 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Vamos investir R$ 64 milhões na recuperação dessa malha cicloviária e R$ 371 milhões em 152 km de novas ciclovias, que abrangem 25 subprefeituras", destacou o prefeito Ricardo Nunes ao anunciar o plano.
O objetivo do programa de manutenção permanente é prolongar a vida útil das estruturas já implantadas, garantindo a regularidade das características técnicas, estruturais e de sinalização, assegurando conforto e segurança para quem pedala.
A prioridade neste início de execução será a requalificação das estruturas em situação mais crítica, apontadas pela Auditoria Cidadã realizada pela Ciclocidade, em 2022, pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB) e pelos apontamentos da população paulistana por meio da Central SP 156. As equipes de engenharia de tráfego da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizarão vistorias técnicas nas estruturas indicadas e, a partir dos resultados, a empresa vencedora do processo licitatório iniciará os trabalhos de requalificação.
“É um plano importante para garantirmos todas as conquistas dos cicloativistas e de toda a sociedade que utiliza a bicicleta como meio de transporte, e para que eles possam ter segurança e que cada vez mais esse serviço possa ser expandido pela cidade de São Paulo”, afirmou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa.
O Consórcio Manutenção de Ciclos SP, constituído pelas empresas M4 Construções e Sinalisa Segurança Viária, foi o vencedor da concorrência e será responsável pela execução das ordens de serviço emitidas pela SMT, na medida em que as vistorias da CET apontarem as estruturas com necessidade de requalificação.
A Prefeitura de São Paulo vem expandindo a malha cicloviária da cidade a caminho de cumprir a meta 1.000 km de extensão da rede até o final de 2024. Hoje, com 722 km de ciclovias, ciclofaixas (690 km) e ciclorrotas (32 km), a capital já tem a maior malha cicloviária do País.

Ruas Abertas Liberdade
Outra medida anunciada nesta sexta, o Ruas Abertas Liberdade começa a vigorar no domingo, 1º de outubro. A partir dessa data, quatro vias públicas do bairro da Liberdade ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres das 9h às 20h. São elas: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).
“Este foi um processo participativo, feito de perto, envolvendo as pessoas, que vai aumentar em 174% o espaço para pedestres na região. Um projeto importante, que foi feito com cuidado e com a participação da população, dos comerciantes, dos artesãos, essenciais para que ele possa contribuir para uma cidade cada vez melhor”, declarou o assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Pedro Fernandes.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região para orientar os motoristas com o objetivo de manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via. A implantação do projeto tem caráter experimental neste início de operação, podendo passar por ajustes, caso seja necessário.
O Ruas Abertas Liberdade é uma iniciativa do município que prioriza a qualificação do espaço urbano a partir das necessidades dos pedestres. A intenção é oferecer condições que estimulem a permanência das pessoas, a caminhabilidade e o fortalecimento da região como forte atrativo turístico e comercial.
No processo participativo, a Prefeitura constatou que a avaliação média de insatisfação em relação à situação atual dos locais contemplados pelo projeto é de 91,58%. Já a aprovação média da abertura das ruas a pedestres aos domingos e feriados é de 88,35%.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região da Liberdade, zona central da cidade, das 9h às 20h, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via para realização do Ruas Abertas Liberdade.

Interdições
• Rua dos Estudantes, entre Avenida Liberdade e Rua da Glória;
• Rua Galvão Bueno, entre Rua Américo de Campos e Praça da Liberdade;
• Rua dos Aflitos;
• Rua Américo de Campos, entre as ruas da Glória e Galvão Bueno;

Alternativas
• Rua dos Estudantes: seguir pela Avenida Liberdade e Rua da Glória;
• Rua Galvão Bueno: seguir pela Rua Américo de Campos, Avenida Liberdade e Rua da Glória;
• Rua Américo de Campos: seguir pelas ruas da Glória, Barão de Iguape e Galvão Bueno;

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp