25/09/2023 às 12h07min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h05min

Impactos da inovação tecnológica no futuro do trabalho - Preparando-se para uma nova era profissional

Quais serão as capacitações em alta?

Simply
Banco de imagens

São Paulo, setembro de 2023 - Um estudo feito pela PwC, que analisa o impacto da tecnologia no mercado de trabalho até 2030, concluiu que para 73% dos respondentes, a automação não vai colocar em risco os empregos, mas 60% acreditam que poucas pessoas terão ocupações estáveis no futuro. 

À medida que a inovação tecnológica molda o cenário global, os impactos estão se tornando cada vez mais evidentes. A rápida evolução da inteligência artificial, automação, análise de dados e outras tecnologias disruptivas está transformando a maneira como trabalhamos e exigindo que os profissionais se adaptem a essa nova realidade.

“A inteligência artificial e a análise de dados estão desempenhando um papel fundamental no futuro do trabalho. À medida que as empresas coletam e processam grandes volumes de dados, surgem novas oportunidades para extrair insights valiosos e tomar decisões informadas. Profissionais que possuem habilidades em análise de dados, ciência de dados e inteligência artificial têm uma vantagem significativa na busca por empregos de alto impacto e salários competitivos”, avalia Vinícius Oliveira & Silva, Head de P&D da Simply, fintech de automação de processos de onboarding. 

Temos testemunhado também um fenômeno em rápida expansão no mundo do trabalho: a gig economy, também conhecida como economia dos bicos, que está ganhando popularidade e transformando a maneira como as pessoas abordam suas carreiras, pois oferece flexibilidade de horários de trabalho, além de oportunidade de diversificar a experiência profissional. No entanto, também existem desafios, como instabilidade financeira, e não ter acesso aos mesmos benefícios e proteções trabalhistas oferecidos aos funcionários em regime de tempo integral.

“Para além da carreira na área de tecnologia, já percebemos o quanto o uso de IA Generativa, utilizada como ferramenta de melhoria de produtividade, têm se intensificado para profissionais das mais diversas áreas. Realizar trabalhos repetitivos, ou esboçar ideias são exemplos de uso  pelo profissional que deseja se destacar. Logo, nasce também preocupações com relação à plágio, a ameaça de homogeneização do conhecimento ou ainda, a automação da criatividade, que a princípio deveria ser atribuição exclusiva da mente humana”, completa o executivo.

Por fim, o head de P&D explica que a inovação tecnológica também pode trazer desafios e preocupações, já que a automação pode levar à substituição de certos empregos, exigindo que os profissionais atualizem suas habilidades e busquem novas oportunidades, além da questão da ética e da privacidade dos dados que também precisam ser cuidadosamente abordados para garantir que sejam conduzidos de maneira responsável e benéfica para todos. 

Para Ana Abreu, COO da WeClever - plataforma pioneira de IA conversacional -, a Inteligência Artificial, embora evolua por meio de machine learning, ainda não pode substituir completamente as habilidades refinadas da mão de obra humana. Só no último semestre, a contratação de novas pessoas para o time de tecnologia da WeClever, em suas variadas áreas, aumentou em 28%.

“Para se adaptar a essa nova realidade, é crucial enfatizar o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais. A colaboração, iniciativa e adaptabilidade são habilidades essenciais nesse contexto. Programas de requalificação e atualização também são necessários para uma transição suave para os setores de trabalho que atendam às demandas do mercado”, comenta a executiva.

Segundo o banco de investimento Goldman Sachs, estima-se que a evolução e o uso da IA possa aumentar o PIB mundial em 7% na próxima década, porém cerca de 300 milhões de empregos estão em risco. “É nesse contexto que a WeClever se posiciona, com o intenso comprometimento em capacitar profissionais e incentivá-los a se adaptarem a essas transformações, por meio da participação ativa no desenvolvimento das nossas próprias soluções em IA e oferecimento de oportunidades de aprendizado e treinamento que sejam capazes de desenvolver habilidades necessárias na área”, ressalta Ana.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp