25/09/2023 às 15h34min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h03min

Desafios e soluções: abordando o combate à fraude no ecossistema mobile

Ao passo em que as ameaças de fraude crescem em quantidade e nível de sofisticação, o mercado precisa estar atento às medidas de prevenção

Imprensa
Freepik

Por Giuliano Sarzana 

 

Nos últimos anos, o cenário do ecossistema mobile tem sido caracterizado por um notável aumento no uso de dispositivos móveis e uma consequente expansão exponencial na quantidade de aplicativos sendo baixados. De acordo com um relatório recente da Statista - consultoria alemã especializada em coleta e visualização de dados -, nos últimos dois anos foram registrados cerca de 255 bilhões de downloads de aplicativos nos principais sistemas operacionais de celular. Esse crescimento trouxe consigo um cenário repleto de oportunidades. Por outro lado, observa-se uma intensificação nas ameaças de fraude, que se tornaram mais numerosas e sofisticadas, apresentando desafios complexos que demandam soluções igualmente avançadas para proteger a integridade dos aplicativos. 

Nesse contexto, a cibersegurança é um tema que tem ganhado relevância para as empresas que atuam no cenário virtual. Os riscos associados à fraude não são preocupações de cunho técnico, mas também têm implicações significativas para a reputação das empresas e a confiança dos usuários. A ocorrência de uma fraude pode resultar em consequências devastadoras, como a distorção de resultados de campanhas de marketing, prejuízos financeiros, perda de clientes e danos à imagem da marca.  

Para evitar desdobramentos adversos, as organizações estão buscando estratégias de cibersegurança robustas, incluindo a implementação de um plano de mídia seguro, que visa mitigar os riscos inerentes às atividades no ambiente mobile. No entanto, com a evolução constante das ameaças, é fundamental explorar em detalhes as principais formas de fraude que afetam o mercado mobile, especialmente no segmento de aplicativos, a fim de desenvolver medidas que protejam os recursos financeiros e preservem a integridade das estratégias de negócios e o orçamento destinado a ações de marketing. 

 

As principais ameaças de fraude no ambiente dos aplicativos 

Uma gama de estratégias fraudulentas está desafiando a integridade do setor de aplicativos. Esses desafios abrangem desde fraudes na instalação, em que práticas como a geração artificial de instalações são empregadas para inflar métricas de sucesso, até fraudes em anúncios, em que a manipulação de cliques e impressões obscurece a precisão das métricas de desempenho publicitário. Além disso, ataques de phishing, que se aproveitam da engenharia social, constituem uma ameaça latente, enganando os usuários a compartilhar informações sensíveis e, assim, comprometendo a segurança da plataforma mobile. 

Os riscos à segurança de dados das campanhas em aplicativos também merecem a devida atenção. A coleta e o armazenamento de informações sensíveis, como dados de usuário e informações de pagamento, expõem as empresas a vulnerabilidades de cibersegurança, visto que os cibercriminosos buscam explorar esses dados para ganhos maliciosos. Esse tipo de fraude pode corromper os dados essenciais de uma campanha, comprometendo a precisão das análises, minando a confiança dos anunciantes e, em última instância, desviando orçamentos destinados a estratégias de marketing legítimas para atividades fraudulentas. 

 

O que está por trás de um plano de mídia seguro? 

Diante dessas complexas ameaças, as estratégias para combater fraudes em aplicativos estão evoluindo constantemente, integrando técnicas de autenticação avançada, análise de comportamento de usuário e monitoramento contínuo de atividades suspeitas, a fim de preservar a confiabilidade do ecossistema mobile e garantir experiências seguras e genuínas aos usuários finais. 

Construir um plano de mídia seguro requer a incorporação de uma abordagem multifacetada, onde a convergência de tecnologias de autenticação, análise de comportamento do usuário e monitoramento vigilante é essencial. Esses elementos, combinados, constituem uma estrutura de defesa abrangente que visa mitigar as ameaças existentes e antecipar e neutralizar proativamente as táticas empregadas por agentes mal-intencionados. Esse enfoque holístico não só fortalece a integridade do ecossistema mobile, mas também assegura que os usuários possam interagir com aplicativos de maneira segura e confiável, sustentando a confiança nas estratégias de marketing e protegendo o orçamento destinado a iniciativas legítimas. 

Por fim, em um plano de fundo em que as ameaças de fraude se tornam cada vez mais sofisticadas, é essencial que as lideranças empresariais compreendam plenamente as potenciais implicações desses riscos para as operações e a reputação da empresa, destacando a importância vital da escolha de parceiros de mídia confiáveis e engajados na prevenção de fraudes para assegurar a eficácia e a segurança contínuas de suas iniciativas de marketing. Contar com um fornecedor de mídia altamente comprometido em disponibilizar plataformas confiáveis e que compreenda a urgência de enfrentar as complexidades das fraudes representa um passo fundamental para sustentar a resiliência das operações empresariais, proteger a integridade das estratégias de marketing e assegurar experiências genuínas e seguras para os usuários finais. 

 

*Giuliano Sarzana é Founder da Neoleads. Especialista no segmento de marketing digital, possui Pós-Graduação em Marketing e MBA em Gestão, além de mais de 15 anos de experiência no mercado, tendo fundado a primeira empresa de leads do Brasil. 

 

Sobre a Neoleads 

Fundada em 2017, a Neoleads oferece soluções de Mídia Online, mobile e web, que permitem aos seus clientes encontrarem o público-alvo que buscam no ambiente digital. A empresa atende diversos segmentos, como os principais bancos do país e instituições do segmento educacional e de serviços. Baseia-se em análises e desempenho, observando as mídias mais aderentes às necessidades de seus clientes. Seu modelo é de 100% performance, cobrando apenas pelo resultado entregue, seja ele lead, clicks ou vendas. Veja mais em https://neoleads.com.br/.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp