25/09/2023 às 11h09min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h03min

Crianças de Manaus (AM) recebem acervo de livros e contação de histórias

Projeto gratuito “É Hora da Leitura” acontece entre os dias 2 e 6 de outubro, e busca incentivar a leitura de literatura infantil

da Redação
Créditos: Alexandre Cavalcante
O Projeto “É Hora da Leitura” realiza a entrega gratuita de acervo de livros e oficinas de contação de histórias em Manaus (AM) entre os dias 2 e 6 de outubro. Contemplando 10 instituições, as oficinas têm o intuito de despertar nos alunos o hábito pela leitura. Os locais e horários podem ser encontrados abaixo.

As estruturas do acervo contam com 80 exemplares de livros infantis, sendo 10 deles em braile, trazendo mais acessibilidade ao projeto. A contação de histórias será realizada de forma interativa, em que as crianças vão poder escolher as histórias que querem ouvir e ajudar a montar os cenários. As oficinas contam com intérprete de Libras e monitor para auxiliar participantes que possuam alguma deficiência.

“É Hora da Leitura” tem como principal objetivo incentivar a arte na educação de base e a leitura de literatura infantil de autores nacionais e regionais, além de trabalhar a imaginação, a criatividade e o trabalho em grupo entre as crianças.

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, o brasileiro leu uma média de 1,45 livros de literatura no ano de 2020. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que esse cenário no Brasil prospere.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “É Hora de Leitura” tem a produção da Clauvi, apoio da Incentivar Produções e com patrocínio da Valgroup e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal  União e Reconstrução.

“Para a Valgroup, o cuidado com o meio ambiente, com a sociedade e com as boas práticas, sempre com transparência e ética, são base para a construção de um futuro melhor para as novas gerações. Reforçando o compromisso de promover o desenvolvimento social por meio da cultura e educação, temos o orgulho de apoiar o projeto “É Hora da Leitura”. Essa ação vai ao encontro do nosso propósito de elevar a qualidade de vida das pessoas e fomentar a economia circular para os plásticos”, pontua Eduardo Berkovitz, Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.


Sobre a Valgroup: Há mais de 45 anos no mercado, a Valgroup se tornou uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de plástico, com operações no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Uruguai, com mais de 6.500 colaboradores em 40 plantas. Uma empresa consolidada, com o propósito de elevar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, em busca da liderança do mercado de embalagens plásticas nas Américas e do reconhecimento como referência em economia circular, sendo uma das primeiras empresas do Brasil a assinar o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico. 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“É Hora da Leitura” em Manaus (AM)
Datas, horários e locais:

02/10 - 09h30
Instituto Aysú
Rua Nova, 236 - Novo Aleixo - Manaus, AM

02/10 - 14h00
Escola Municipal “Allan Kardec”
Rua L, S/N - Armando Neves - Manaus, AM

03/10 - 09h30
Escola Municipal “Professora Mirian Sotero”
Rua Canarinho, S/N - Parque das Graças - Manaus, AM

03/10 - 14h00
Escola Municipal “Jorge de Resende Sobrinho”
Rua Nova Esperança, 5 - Tancredo Neves - Manaus, AM

04/10- 14h00
Escola Municipal “Maria do Carmo Rebello de Souza”
Rua J, 255 - São José, Etapa B - Manaus, AM

04/10 - 14h00
Escola Municipal “Professora Maria Raimunda Marques Brasil”
Rua Letra Chinesa, 70 - Mauazinho - Manaus, AM

05/10 - 09h30
Escola Municipal “Raimunda Barroso Ramires”
Rua M, Quadra M, 03 - Bairro Coroado, Conjunto Ouro Verde -Manaus, AM

05/10 - 14h00
Escola Municipal “Senador José Jefferson Carpinteiro Peres”
Rua Berimbau Baiano, 07 - Zumbi 1 - Manaus, AM

06/10 - 09h30
Escola Municipal “Professora Eliana Socorro Pacheco Braga de Souza”
Rua F, 35 - Comunidade Santa Inez, Jorge Texeira - Manaus, AM

06/10 - 14h00
Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia
Rua Leonora Armstrong, 321 - Gilberto Mestrinho - Manaus, AM

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp