25/09/2023 às 11h36min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h02min

Dia Mundial do Pulmão é celebrado nesta segunda-feira (25)

Pneumologista orienta como cuidar da saúde pulmonar com dicas para aplicar o dia a dia

Érica Magalhães
divulgação

Dia Mundial do Pulmão é celebrado nesta segunda-feira (25)

Pneumologista orienta como cuidar da saúde pulmonar com dicas para aplicar o dia a dia

Os órgãos do corpo humano que trabalham em conjunto e respiram a vida são tão importantes que têm um dia especial para eles. O Dia do Pulmão, celebrado nesta segunda-feira (25), vem para alertar a importância de atentar-se à saúde desses dois parceiros, que exercem uma função importante no organismo e que necessitam de cuidados para evitar doenças que são prejudiciais à vida.

Segundo o Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS), em 2021, 384 milhões de pessoas sofriam de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Já o índice de mortalidade chegava a três milhões óbitos por ano. Essa é a terceira causa de morte no mundo; 10 milhões de pessoas são infectadas por tuberculose anualmente e 1,6 milhão chega ao óbito, sendo a mais letal das doenças infecciosas; 1,76 milhão de pessoas morrem por ano devido ao câncer de pulmão – o mais mortal das neoplasias; o fumo passivo ocasiona aumento de doenças respiratórias. Desde 1964, cerca de 2,5 bilhões de não fumantes morrem por problemas causados por exposição indireta à fumaça do tabaco.

Esses são alguns dados das doenças que acometem os pulmões e que faz com que os especialistas acendam um alerta à sociedade para o cuidado com os órgãos.

Segundo o pneumologista da Hapvida NotreDame Intermédica, João Carlos Rodrigues Almeida, o maior agressor ao pulmão é o fumo. “Ele é causador de muitos males, principalmente as condições respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, além do temido câncer de pulmão”, informa. O médico sugere nunca começar a fumar e que quem já tem o vício deve procurar ajuda médica para poder contribuir para a cessação do tabagismo.

Além do cigarro, para proteger os pulmões, deve-se evitar a exposição aos poluentes do ar. Ainda segundo o FIRS, 4,2 milhões de pessoas vão a óbito anualmente por exposição à poluição atmosférica externa e 3,8 milhões morrem por exposição à fumaça de fogões à lenha, gás e poeira dentro de casa. “A poluição do ar é grande causador de doenças, principalmente naquelas pessoas que têm problemas vinculados a alergias, como a asma, a rinite e outras doenças. Portanto, o afastamento dessas substâncias alergênicas da poluição é muito importante. E para manter o ambiente sadio, em termos de ar, devemos manter a casa bem ventilada, porque o arejamento do ambiente dilui e diminui a concentração dos alergênicos”, orienta João Carlos Almeida.

Prevenção

Como prevenção, o pneumologista da Hapvida NotreDame Intermédica ressalta a vacinação. “Nós tivemos recentemente a pandemia da Covid-19 e a vacinação foi uma arma importante para que hoje tenhamos maior segurança. Mas também temos a vacinação contra a pneumonia, que é muito importante, principalmente nos pacientes mais idosos, mais sujeitos a infecções; e a imunização da gripe, a qual tem campanha todos os anos, e que, por sinal, ainda está vigente. Aproveito para incentivá-los a tomar a vacina da gripe, que é extremamente segura, testada há muitos anos, e que é disponibilizada anualmente pelo Ministério da Saúde”, diz.

O médico também alerta sobre a alimentação saudável. Segundo o especialista é necessário incluir nas refeições diárias verduras e frutas, além de ingerir bastante água que ajuda na lubrificação da mucosa. “Além disso, a prática da atividade física contribui para o treinamento dos pulmões e no fortalecimento da musculatura respiratória e do coração”, acrescenta.

Para finalizar, o médico alerta sobre o estresse. “O estresse na nossa vida contribui para as doenças e também para as doenças pulmonares. Então vamos combater o estresse. Busque momentos de relaxamento e harmonia, que contribuem muito para a nossa saúde”.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp