São Paulo, setembro de 2023 – Com o objetivo de aprimorar ainda mais a experiência dos usuários e a segurança na plataforma, a 99 está investindo R$40 milhões nessas áreas em 2023. Levantamento da empresa mostrou redução de 34%, por milhão de corridas, de incidentes graves no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022, em todo o País. Os principais fatores apontados para diminuição de ocorrências são a utilização de recursos de inteligência artificial e a verificação de usuários.
Ocorrências em queda, segurança em alta
No estado de São Paulo, foi registrada uma queda de 37% (por milhão de corridas) de incidentes graves no primeiro semestre de 2023 (janeiro a junho), em comparação ao mesmo período de 2022. A capital paulista teve 38% menos incidentes violentos no geral.
No estado do Rio de Janeiro, a quantidade geral de incidentes graves também apresentou diminuição, com redução de 37,5% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022, por milhão de corridas. A capital carioca teve 38% menos incidentes violentos no geral.
Em Minas Gerais, o app observou uma queda de 36,3% nos incidentes graves na comparação dos primeiros semestres de 2022 e 2023, por milhão de corridas. A capital Belo Horizonte teve 40% menos incidentes violentos no geral.
O Rio Grande do Sul apresentou uma redução de 30,8% de incidentes graves. Em Porto Alegre, essa queda foi de 30,1% em comparação ao primeiro semestre de 2022. A capital Porto Alegre teve 30% menos incidentes violentos no geral.
“Para a 99, segurança é um compromisso ininterrupto que nunca está concluído. O resultado desse compromisso pode ser percebido nos números da empresa: hoje, mais de 99,99% das corridas realizadas na plataforma se encerram em segurança”, diz Leandro Abecassis, Diretor de Produto e Experiência da 99.
Inteligências Artificiais
Atualmente, a companhia disponibiliza mais de 50 recursos de segurança para seus serviços de transporte por carro e motocicleta. Entre os destaques estão uma série de IAs que atuam conjuntamente – antes, durante e depois das corridas.
Uma delas é o Monitoramento de Corridas, algoritmo que detecta automaticamente paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto em corridas do aplicativo e toma medidas de segurança adicionais nesses casos. Uma das ações possíveis é o envio do Patrulha 99, recurso disponível em São Paulo e no Rio que envia equipes especializadas em motocicletas ou carros para prestar apoio presencial para parceiros e passageiros em caso de emergência.
Outro recurso de inteligência artificial que podemos apontar é a Hércules, que verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, analisando fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários. Por exemplo, passageiros novos solicitando veículos de madrugada, em áreas isoladas e que estão repetidamente chamando, cancelando e alterando a rota.
Verificação dos usuários
Outra razão para a queda nos índices é a verificação de motoristas e passageiros na plataforma. Para os motoristas, é obrigatório a verificação de CNH e CRLV, reconhecimento facial e checagem de antecedentes criminais. Já os passageiros devem incluir obrigatoriamente CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida.
Um lançamento recente no campo da validação é o Selo de Verificação 99. Com ele, usuários com mais informações na plataforma passarão a receber classificações de acordo com a quantidade de validações realizadas. Serão dois tipos: o selo Essencial (para quem inserir o nome exato que possui no CPF) e o selo Premium (para quem incluir nome igual ao do CPF e mais uma foto de rosto). O objetivo é melhorar ainda mais a segurança dos condutores e a experiência na plataforma, pois os motoristas parceiros tendem a aceitar mais viagens de passageiros com perfis mais completos.
Pessoas que utilizam o nome social poderão solicitar no app o selo. O pedido será analisado pela equipe da 99 e o perfil será atualizado.
SOBRE A 99
A 99, primeiro unicórnio brasileiro com 10 anos de atuação no país, é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta mais de 40 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
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