25/09/2023 às 17h20min - Atualizada em 25/09/2023 às 20h09min

Setembro verde: espera por transplante de córnea dobra no Brasil

Cerca de 24 mil pessoas aguardam pelo procedimento no país, segundo o CBO

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

O mês de setembro é marcado pela campanha "Setembro Verde", que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doação de órgãos e tecido. Nos últimos anos, o Brasil teve um aumento alarmante na fila de espera por um transplante de córnea. De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), entre 2019 e 2022, o número de pacientes aguardando o órgão duplicou, passando de 12.212 para 24.319. 

De acordo com o Coordenador Técnico do Banco de Olhos do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), Alexandre Roque, a doação de córneas para transplante é a chave para a recuperação da visão daqueles que enfrentam problemas de visão severos. 

“A córnea, tecido transparente e protetor localizado na parte anterior do globo ocular, desempenha um papel crucial na qualidade da visão. Quando a córnea se torna opaca ou sofre danos que não podem ser corrigidos por meio de tratamentos médicos convencionais, o transplante se torna uma opção”, afirma.

Ainda de acordo com Alexandre, diversos fatores podem comprometer a saúde da córnea, levando à necessidade de um transplante para restaurar a visão. “Doenças oculares, lesões traumáticas ou infecções são algumas das causas que podem resultar em danos irreversíveis a esse tecido fundamental”.

Alexandre ressalta que o transplante de córnea bem-sucedido pode restaurar mais de 90% da visão em casos de deficiência visual relacionada à córnea. É um procedimento cirúrgico no qual a córnea saudável do doador é implantada para substituir a córnea danificada do receptor. 

O perfil dos receptores de transplantes de córnea é diversificado. No geral, 50,7% são homens e 49,3% são mulheres. As pessoas entre 40 e 69 anos representam a maioria dos pacientes, correspondendo a 39,2% dos casos, seguidas pela faixa etária de 20 a 39 anos, com 27%. Idosos com mais de 70 anos representam 25% dos casos, e crianças e adolescentes são a minoria (8,4%).

“A falta de profissionais disponíveis no momento em que a família está presente junto ao ente querido, possível doador, para entrevistar e solicitar a doação para transplantes resulta em longas listas de espera e, em alguns casos, a perda irreversível da visão para aqueles que aguardam uma doação”, ressalta Alexandre Roque, Coordenador Técnico do Banco de Olhos do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC). 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp