25/09/2023 às 18h00min - Atualizada em 25/09/2023 às 20h06min

Audiência compartilhada: co-branding redefinindo o marketing

Karolliny Marinho, Coordenadora de Marketing da Octadesk, destaca como a prática impulsiona a visibilidade das marcas

Octadesk
https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/audiencia-compartilhada-co-branding-redefinindo-o-marketing
Divulgação

Firmar parcerias com outras marcas pode ser uma estratégia de marketing interessante  para engajar seus clientes, cativar novas audiências e ainda impulsionar inovações no mercado. E essa prática transcende as fronteiras dos segmentos. Existem cases de sucesso de colaborações entre empresas de setores distintos, como aconteceu na Páscoa deste ano entre Vivara e Kopenhagen e a linha com com ‘cheiro de chiclete’ produzida pelo O Boticário e Bubbaloo. Outro exemplo foi a parceria entre a farmacêutica CIMED e a marca Fini com o lançamento do Carmed Fini, um hidratante labial com efeito gloss e aroma de Fini Beijos. Só no primeiro mês da campanha, a Cimed vendeu R$ 8 milhões do Carmed Fini e até o fim de 2023 a empresa prevê chegar a R$ 40 milhões.

Outra marca aliada à prática de co-branding é o Burguer King. Já vimos diversos combos, como: Barbie Land, Aranhaverso e Bob Esponja. Um estudo da Visual Objects mostra que 43% dos consumidores experimentariam um novo produto se ele estivesse compartilhado com uma empresa já conhecida e que 71% dos consumidores são atraídos por co-branding e apreciam esse tipo de ação porque os novos produtos podem solucionar suas dores e agregar valor.

Mas sabe o que é melhor? É que essa prática não vale apenas para grandes empresas e a sua empresa, seja do tamanho que for, também pode fazer. Também é importante ressaltar que o co-branding vale para empresas B2B e B2C, além de serviços ou produtos. Neste artigo, você aprenderá como criar uma estratégia de co-branding que potencializa os pontos fortes de seu parceiro e preencha suas lacunas. Confira:

Escolha um parceiro compatível
O primeiro passo para criar uma estratégia de co-branding é identificar um parceiro compatível com sua marca. Compatibilidade significa que seu parceiro tem um mercado-alvo, personalidade de marca e proposta de valor semelhantes ou complementares. Você também pode buscar uma empresa que tenha algo que lhe falta, como um canal de distribuição diferente, um recurso de produto exclusivo ou até mesmo uma base de fãs leais. Por exemplo, se você é uma marca de jeans que deseja atrair um grupo mais jovem, pode fechar uma parceria com um influenciador ou marca que converse com o público-alvo desejado.

Defina seus objetivos e métricas
O próximo passo na criação de uma estratégia de co-branding é definir seus objetivos e métricas para uma parceria de sucesso. Os objetivos nada mais são do que os resultados específicos e mensuráveis ​​que a sua empresa deseja alcançar com esta iniciativa. Eles podem ser desde aumento das vendas, geração de leads até conquistar awareness em relação à sua empresa, seus produtos ou serviços. Esses indicadores vão te ajudar a rastrear e avaliar o desempenho em relação aos seus objetivos, aqui entram: receita, conversões ou impressões, por exemplo. Um ponto importante é que as empresas parceiras devem concordar com os objetivos e métricas antes de lançar a campanha de co-branding e se comunicar regularmente para monitorá-los e ajustá-los conforme necessário.

Desenvolva sua oferta co-branded
Após a escolha do parceiro e objetivos e métricas definidas, o terceiro passo é desenvolver sua oferta de co-branding. Este é o produto, serviço ou campanha que você e seu parceiro vão criar e promover juntos. Pode ser um produto, um serviço e até mesmo um material educativo. A oferta de marca compartilhada deve comunicar o melhor de ambas as partes e gerar valor e benefícios aos públicos. 

Promova sua campanha 
Este é o processo de divulgação e geração de interesse sobre a demanda de marca compartilhada. Você pode - e deve - usar uma combinação de canais e táticas para alcançar seu público-alvo, como posts nas redes sociais, e-mail marketing, marketing de influenciadores e até eventos. Aqui é hora de aproveitar os pontos fortes e recursos de cada um. 

Avalie seus resultados
A etapa final é avaliar seus resultados. Este é o processo de medir e analisar o desempenho em relação aos seus objetivos e métricas e identificar os pontos fortes e fracos de sua parceria de co-branding. Colete todas as informações para comparar dados de diferentes fontes, como pesquisas, feedback, análises ou relatórios de vendas. Aproveite esse momento para se comunicar com a marca parceira e compartilhar suas percepções e aprendizados - e claro, essa é a hora de decidir se deseja continuar, modificar ou encerrar o relacionamento de co-branding. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp