25/09/2023 às 18h11min - Atualizada em 25/09/2023 às 20h00min

Especialista dá 10 dicas para uma Black Friday de sucesso

Do pré ao pós-vendas, saiba quais são os pontos de atenção para quem quer aproveitar a data e impulsionar as vendas

Evelyn Spada
Divulgação

A Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo dando início à temporada de vendas do segundo semestre. Impulsionando as compras online em todo o Brasil, a data pode ser uma ótima oportunidade para quem quer alavancar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, além de ser um excelente termômetro de vendas para a próxima data especial, o Natal.

Rodrigo Ricco, fundador e Diretor Geral da Octadesk, plataforma de atendimento da Locaweb Company, afirma que em um mercado super competitivo, o primeiro ponto a se observar é o próprio consumidor. “Ele busca uma experiência positiva com agilidade e praticidade mas, algumas vezes, as empresas não conseguem corresponder a essa expectativa. Além do produto ou serviço que você planeja oferecer, hoje se torna ainda mais importante como você vai fazer para se diferenciar na experiência que oferece ao cliente”, ressalta. E para quem quer aproveitar uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, Rodrigo listou oito dicas para aproveitar ao máximo esse período e garantir que a empresa esteja pronta para maximizar as vendas:

Planejamento 
Comece a planejar suas promoções e estratégias com antecedência. Defina metas claras para a Black Friday e estabeleça um plano detalhado de como atingi-las. Isso inclui decidir quais produtos ou serviços serão oferecidos com desconto, qual será a porcentagem de desconto e como você vai comunicar essas ofertas aos clientes. As empresas não devem se aventurar e seguir com as vendas durante a Black Friday sem um plano e sem entender os impactos que podem ser causados. A falta de uma estratégia e o aumento da demanda, pode ocasionar em uma possível contratação de time de última hora, sem tempo de treiná-las. Esta situação pode causar danos de reputação para a marca e atrapalhar as vendas futuras. Outro ponto de atenção está nas margens praticadas. É preciso saber o que é e o que não é possível fazer para oferecer descontos e preços competitivos. A Black Friday é um momento importante e que pode causar um aspecto reverso às empresas. Mas lembre-se: mais importante ainda é o relacionamento com o cliente a longo prazo.

Produto
Quando falamos sobre produto, é importante ter um mix adequado para o período, além certificar-se de que você tenha um estoque adequado dos produtos em destaque. Nada é mais frustrante para os clientes do que encontrar uma promoção irresistível e descobrir que o item está esgotado. Analise suas vendas anteriores e faça previsões realistas para garantir que haja produtos disponíveis para todos os interessados.

Marketing estratégico
Depois disso, é necessário pensar sobre o marketing e como levar a mensagem para o consumidor. Hoje, existe uma gama de opções, então é  necessário pensar qual faz mais sentido para expor a marca e quais canais são mais relevantes dentro do meu nicho. Crie uma estratégia de marketing eficaz para promover suas ofertas e utilize as redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos e outros canais relevantes para alcançar seu público-alvo. Aposte em teasers das promoções antes da data e mantenha seus clientes informados sobre o que esperar na Black Friday.

Treinamento de equipe
Outro ponto fundamental é dar autonomia e empoderar suas equipes, treiná-las para que elas consigam tomar decisões rápidas. Isso é possível a partir da antecipação de cenários e criação de soluções em um momento que pode ser muito caótico.

Experiência do Cliente
Ofereça uma experiência de compra excepcional. Certifique-se de que seu site esteja otimizado para lidar com um aumento no tráfego e que a navegação seja fácil e intuitiva. Além disso, fique atento aos canais de atendimento para facilitar o contato. O estudo E-commerce Trends 2024 revela que oferecer diferentes opções de canais influencia o consumo do público porque a qualquer momento o cliente pode precisar entrar em contato com a empresa, seja para tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou oferecer sugestões. Mesclar o uso de tecnologias, como os bots, para resolver tarefas repetitivas e o atendimento humanizado para atendimentos complexos é essencial para a relação de confiança entre companhia e comprador.

Descontos
Dados do CX Trends 2023, elaborado pela Octadesk e Opinion Box, mostram que 58% dos consumidores voltam a comprar de uma marca por conta de promoções, cupons e descontos. Por isso, com o planejamento em mãos, certifique-se que as ofertas sejam genuinamente atrativas para incentivar as compras, que seus descontos sejam competitivos e que os preços estejam realmente reduzidos em relação aos valores normais. Promoções como "compre um, leve o segundo pela metade do preço" ou "desconto progressivo com mais itens no carrinho" também podem incentivar compras maiores.

Pós-vendas e fidelização
A Black Friday não se trata apenas de vendas únicas, a ocasião é uma verdadeira oportunidade para conquistar novos clientes e fortalecer relacionamentos com os existentes. Considere estratégias de pós-compra, como oferecer cupons para compras futuras ou inscrever os clientes em programas de fidelidade. Enviar pesquisas após receber o produto também pode ser uma excelente maneira de promover um bom relacionamento e entender o que pode ser melhorado para as para fidelizar mais clientes.

Logística
Não esqueça da logística. Certifique-se de que sua equipe esteja preparada para processar um aumento no volume de pedidos e que você tenha um plano de envio eficiente para evitar atrasos desnecessários.

Acompanhamento e Análise
Após a Black Friday, analise os resultados. Avalie o desempenho das suas estratégias, identifique o que funcionou e o que pode ser melhorado. Esses insights serão valiosos para futuras ações de marketing e promoções.

Trocas e devoluções
Passada a temporada de compras, as empresas encaram um novo desafio: lidar com trocas e estornos em larga escala. O alto volume dessas solicitações pode sobrecarregar o time de suporte e atendimento. Por isso, estar preparado para gerenciar eficientemente esse pós-atendimento é crucial para manter a satisfação do cliente e a reputação da marca.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp