22/09/2023 às 12h10min - Atualizada em 23/09/2023 às 00h08min

O uso do ChatGPT no meio acadêmico 

* Professora Alessandra de Paula 

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

Os avanços no campo da tecnologia têm ocorrido em um ritmo acelerado e muitas são as ferramentas disponibilizadas, como exemplo podemos citar um dos modelos de chatbot baseado em Inteligência Artificial, com suporte ao cliente ou como assistente virtual, que é o ChatGPT, uma linguagem modelo que, conforme Frederico Carvalho, da Digital FC, especializada em consultoria digital, é baseada na arquitetura da linguagem GPT- 3.5, que utiliza técnicas de aprendizado avançado.  

Ele é capaz de gerar respostas semelhantes às que seriam oferecidas por seres humanos, pois é capaz de entender e dar respostas coerentes e relevantes, em relação a uma grande quantidade de dados e informações disponibilizadas na internet, relata o professor Osvaldo de Oliveira Júnior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. 

Dotada de uma imensa capacidade de reunir, aglutinar, organizar e sintetizar dados e informações, o ChatGPT tem despertado a curiosidade de usuários e profissionais em relação às vantagens e desvantagens de sua utilização no meio acadêmico.  Já existem muitas especulações a respeito das potencialidades da ferramenta em suas respostas a um sem número de problemas, de qualquer natureza. Frequentemente, aponta-se que o ChatGPT consegue escrever um livro, produzir textos acadêmicos ou solucionar problemas, bastando para isso, que apenas o usuário apresente a solicitação.  

Disponível também em português, o ChatGPT realmente é capaz de escrever um livro, um artigo, entre outras questões, apresentando soluções rápidas. Observa-se que as respostas são apresentadas em português de Portugal, o que pode contribuir para eventuais diferenças ortográficas ou gramaticais, necessitando de adequações à língua falada no Brasil. 

No entanto, se lhe for apresentada uma dúvida referente a um procedimento mais específico, observa-se que suas respostas são genéricas, não havendo aprofundamento na explicação. Indagado sobre a maneira de conduzir-se uma cirurgia cardíaca, obtém-se como resposta o conceito do procedimento e o ordenamento sequencial das ações em 8 etapas, com uma média de 3 linhas para cada explicação. Como resposta a uma curiosidade, a resposta pode ser aceita, mas como embasamento teórico e científico para o procedimento, deixa a desejar. 

É importante lembrar, principalmente nos meios acadêmicos, que a inteligência artificial é treinada por seres humanos e esses serão os responsáveis pela adequação e correção das respostas que ela oferecer. Isso permite elencar as vantagens e desvantagens de utilização do ChatGPT.  

Como vantagens, pode-se apontar a rapidez e precisão nas respostas que oferece, além da personalização e eficiência no processamento das respostas e análise dos dados. De acordo com o Professor da USP, Rogério de Almeida , o ChatGPT é capaz de organizar diferentes dados de forma coerente, mas é incapaz de apresentar uma reflexão crítica, e essa seria uma das desvantagens que podem ser identificadas, ao lado de outras, relacionadas à privacidade, à segurança dos dados, que são coletados no universo da internet. 

Portanto,  o ChatGPT é uma ferramenta que pode ser utilizada nos meios acadêmicos, pois agiliza a pesquisa e contribui para uma melhor organização ou hierarquização das informações. No entanto, o pesquisador deve conhecer tanto o tema, como os autores pertinentes ao estudo, para poder interferir na correção e adequação das respostas. 

*Alessandra de Paula é Professora e Coordenadora dos cursos de Logística e Gestão do E-commerce e Sistemas Logísticos da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter. 


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