22/09/2023 às 11h54min - Atualizada em 23/09/2023 às 00h01min

Caminhão itinerante percorre o sul do Maranhão para estimular hábitos saudáveis

Projeto passa por quatro cidades do estado com atividades para cerca de 8 mil estudantes da rede pública

Bacuri Comunicação
NTICS Projetos

Entre os dias 18 de setembro e 18 de outubro, o projeto Meus Hábitos Saudáveis vai passar por escolas públicas das cidades de Alto Parnaíba, Balsas Riachão e Carolina, ambas no estado do Maranhão, levando atividades educativas e culturais que visam estimular nas crianças e adolescentes a adoção de hábitos saudáveis. A iniciativa é realizada pela NTICS Projetos e, com apoio das marcas New Holland Agriculture, New Holland Construction e Banco CNH Industrial, o projeto vai impactar cerca de 8 mil alunos.

 

"Sabemos da importância de começarmos desde cedo a adotar uma rotina com hábitos saudáveis. Ao apoiar o projeto, desejamos conscientizar alunos de escolas rurais no interior do estado sobre a importância da alimentação balanceada no dia a dia e da prática de esportes para nosso bem-estar. Nós temos o compromisso com o fortalecimento da educação em nossa região e também buscamos contribuir para uma produção agrícola mais diversificada no Brasil e no mundo, melhorando o acesso de todos a alimentos com qualidade" destaca Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina.

 

Com atividades para alunos entre  6 e 14 anos, o Caminhão chega às escolas com ações divididas em um circuito de seis estações. Guiados por monitores capacitados, os alunos recebem informações sobre os benefícios de assumirem hábitos saudáveis diariamente. Na primeira etapa, eles passam por um painel de escrita, uma pirâmide alimentar magnética e ainda têm acesso a vídeos de realidade virtual  que tratam sobre alimentação saudável.

O circuito continua fora do caminhão com outras cinco estações, sendo: Jogo Interativo sobre a identificação de alimentos benéficos, Escada alimentar sobre a digestão do corpo humano e a relação dos alimentos com cada órgão, Atividade Física para liberar a endorfina e orientar sobre o benefício de praticar atividades físicas e Peça Teatral com objetivo de apresentar tudo o que os alunos aprenderam no circuito em uma história lúdica. Por fim, eles chegam à Cápsula do Tempo, local onde os alunos escrevem ou desenham a forma como se imaginam no futuro depois de adotarem as práticas saudáveis. Este material será coletado e entregue para as escolas como lembrança do projeto.

 

“Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais atentas a novas formas de aprendizado. Por isso, neste projeto todas as atividades foram estruturadas de forma didática, mas usando recursos lúdicos, tecnológicos e colocando as brincadeiras e a arte a favor do aprendizado”, revela Igor Furniel, CEO da NTICS Projetos. 

 

O projeto também oferece um workshop de capacitação para 250 professores que, posteriormente, poderão aplicar em sala de aula todo o conhecimento adquirido sobre mudança de hábitos e sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

 

Cronograma

 

ALTO PARNAÍBA

18/09 Escola Municipal Professora Lêda Tajra

19/09 Escola Municipal Marly Sarney

20/09 Escola Municipal São José

21/09 Escola Municipal Professora Conceição Neris

22/09 Centro de Ensino Vitorino Freire

 

BALSAS

25/09 E.M. Senador Alexandre Costa

26/09 E.M. Mariinha Rocha

27/09 E.M. Moises Coelho E Silva

28/09 E.M. Clovis Vidigal

29/09 E.M. Agostinho Neves

02/10 E.M. Padre Fabio Bertagnolli ( Zona Rural)

04/10 E.M. Antonia Cardoso

05/10 Escola Dr. José Bernadino Pereira

06/10 E.M. CARLOMAGNO PEREIRA

 

RIACHÃO

09/10 U.E. Alto Rócio

10/10 U. E. Orsina Lobão

11/10 U. E. N. Senhora da Penha

13/10 U. E. Nair Santos

16/10 U. I. Gov. Luis Rocha

17/10 U. I. N. Senhora de Nazaré

 

CAROLINA

18/10 - Carolina


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp