21/09/2023 às 09h36min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h10min

Sementes em diferentes ângulos: treinamento incentiva profissionais a considerarem todo o contexto da análise de sementes

Curso será ministrado pela doutora Maria de Fátima Zorato, em parceria com a Apasem

Gheysa Padilha
Divulgação Apasem
O treinamento “O vigor de sementes visto por outros ângulos”, ministrado pela doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, Fátima Zorato, trabalhará melhores práticas de análise e interpretação completa e correta de resultados. O curso, promovido pela Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem), acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro, na Associação Comercial de Ponta Grossa.

A análise de sementes é etapa crucial para o bom desenvolvimento da produção agrícola e, por isso, demanda atenção e conhecimento dos responsáveis técnicos. No entanto, a doutora Fátima Zorato afirma que o processo nem sempre tem seus resultados explorados da maneira correta.

“Fazemos nos laboratórios uma série de testes que trazem informações de números, mas atrás desses números estão ricas informações. E às vezes essas informações que são determinantes para a tomada de decisão não são colocadas. Vamos fazer o treinamento justamente para incentivar as pessoas que não fiquem somente fazendo os testes e gerando números, mas também tragam essas informações. Isso às vezes faz toda a diferença”, avalia a especialista, que é referência na área em todo o Brasil. “Erros crassos estão acontecendo”, alerta.

De acordo com Fátima, lotes inteiros de sementes são descartados indevidamente por conta da má interpretação dos dados coletados na análise de sementes. “São feitos vários outros testes que estão bem, mas a gente observa que um único teste que indica alguma coisa errada acaba sendo o único considerado. Será que não pode ser a própria metodologia? Não é o caso de repensar? Será que foi tudo correto? Essa é a resposta da semente? Quando isso acontece é preciso, no mínimo, questionar e não apenas concluir que o
lote inteiro está ruim”, provoca a especialista.


O treinamento irá abordar principalmente os testes de Tetrazólio e Vigor, destinados à soja e ao trigo. O objetivo é mostrar na prática os resultados a serem considerados nas metodologias realizadas de maneira correta e as melhores análises. “Aplicando a metodologia correta, com uma amostragem correta a análise terá resultados muito satisfatórios, seja ele positivo ou negativo, mas precisos. Assim é possível enxergar a realidade e interpretar mais e melhor”.

Serviço:

Treinamento “O vigor de sementes visto por outros ângulos”

Data: dias 26, 27 e 28 de setembro
Local: Associação Comercial de Ponta Grossa
Valor: R$ 2.200, com desconto para associados Apasem
Informações: WhatsApp (41) 98808-0599 / (41) 98853-5073
Inscrições: https://apasem.com.br/treinamentos/tetrazolio-e-vigor-soja-e-trigo/
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp