21/09/2023 às 10h41min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h10min

Dicas para criar conexões no ambiente corporativo

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Um dos grandes diferenciais dos profissionais da atualidade é a habilidade de criar boas conexões


Com a constante mudança no mercado de trabalho, devido à pós-pandemia e à integração cada vez mais recorrente da tecnologia, o cenário fica mais rápido e dinâmico, alterando, assim, os requisitos para profissionais de diferentes mercados. Competência técnica já não é mais o principal direcionamento para uma boa contratação. Agora, um dos grandes diferenciais é a habilidade de criar boas conexões, graças à desenvoltura de uma boa comunicação. De acordo com a pesquisa da The Workforce Institute UK, realizada com a participação de 3,4 mil pessoas,  as atitudes dos gestores das empresas impactam 69% na saúde mental da equipe. 

Hoje, o principal interesse no que diz respeito a um bom profissional é a capacidade de aprender a aprender. Tal conceito é chamado de meta habilidade, que envolve Criatividade, Rapport, Adaptabilidade, Foresight e Thriving Through Mattering. Todas as competências que envolvem a meta habilidade são focadas no potencial de criar boas conexões em um cenário tão rápido e abrangente que se resume à capacidade de ser empático, colaborativo e inclusivo, graças à inteligência emocional. Tais repertórios são agregados à competência Rapport, que gera valiosas conexões. 

Considerando que a construção do Rapport consigo mesmo é a principal habilidade para desenvolver ou aprimorar as demais competências, Viviane Nishimura, Head da Hyper Island Brasil, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, lista algumas dicas para construir um report para se conectar consigo mesmo e com outras pessoas. 

Criando conexão consigo mesmo 
Pratique a autorreflexão, refletindo sobre suas ações e comportamentos e em como elas se alinham a seus valores, crenças e objetivos. Para se entender melhor é necessário praticar a autoconsciência. Desta forma, busque prestar atenção aos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Isso ajudará você a melhorar a sua inteligência emocional.

Reserve um tempo para o autocuidado e bem-estar, com dedicação a exercícios físicos, meditação e passar tempo com pessoas queridas. Essas são atividades que fortalecem a mente, o corpo e a alma. Pratique a autogentileza estando aberto (a) para entender que erros podem acontecer.

Criando conexões com o outro

Para criar conexões com outras pessoas é necessário entender sobre como os membros da equipe se comunicam e tratam uns aos outros, a fim de gerar bons relacionamentos e resultados. Parte dessa conexão envolve o senso de conexão, confiança e compreensão que se desenvolve entre indivíduos ou dentro de um grupo. Quando os membros se sentem confiantes, existe a abertura para compartilhamento de ideias e maior colaboração. Isso reflete no respeito e colaboração para trabalhos e projetos eficazes. 

Para estabelecer este laço é necessário estimular os membros da equipe, de forma que eles identifiquem interesses ou experiências comuns que compartilham. Comunique-se de forma eficaz para incentivar os membros da equipe a escutar ativamente uns aos outros, com atenção aos seus interesses e expectativas para evitar futuros ruídos na comunicação.

Esteja atento à linguagem corporal, a qual ajuda a entender melhor as emoções e intenções um do outro.

Reconhecer e valorizar as funções uns dos outros pode ajudar a construir satisfação,  confiança e respeito uns pelos outros. Promova uma comunicação aberta, incentivando os membros da equipe a se comunicarem de forma honesta. Isso promove um ambiente colaborativo e produtivo para o surgimento de novas ideias. Promova atividades de formação de equipe, como passeios ou jogos, ajudando os membros a construir relacionamentos mais fortes. 

Criando conexão com o cliente
Uma boa conexão com o cliente é pautada na comunicação clara e eficaz e agrega inúmeros benefícios, como confiança, maior satisfação e lealdade. Para isso, é preciso uma boa conexão com o cliente que consiste em observar e ouvir o que deve partir de cada departamento, que deve estar comprometido na construção de relacionamento com os clientes. 

O toque humano no relacionamento com o cliente também é indispensável, já que humanizar as relações potencializa as conexões. A construção de uma abordagem holística é necessária quando há a união entre várias equipes e departamentos trabalhando juntas para construir uma estratégia coesa e focada em atender as especificidades do cliente.

Para aprender, de forma aprofundada, como desenvolver a habilidade de Raport, acesse gratuitamente o Manual de Relacionamento Rápido, desenvolvido pela Hyper Island Brasil.

Sobre a Hyper Island: 
A Hyper Island é uma consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, e possui mais 25 anos no mercado, com 10 milhões de pessoas impactadas, mais de 11 mil alunos de programas de mestrado e mais de 500 colaboradores ao redor do mundo. A metodologia da Hyper Island é baseada em uma abordagem centrada na experiência, em que são criadas jornadas de aprendizado facilitadas para descobrir, aplicar e refletir, que são partes do processo no qual os participantes internalizam os seus aprendizados, aprendem habilidades e conhecimento que poderão aplicar imediatamente em seus desafios de negócio. A Hyper Island é a única empresa licenciada no Brasil para replicar o Hyper Island Way©, metodologia autoral de desenvolvimento de líderes e equipes, já aplicada em mais de 2 mil organizações


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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