21/09/2023 às 11h49min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h06min

Filosofia Lean, uma forte aliada da transformação digital

Por Fábio Portela, gerente de consultoria na Logicalis e coautor do livro "Jornada Lean Digital"

Fábio Portela
Logicalis

A transformação digital continua acelerando: novas tecnologias e possibilidades surgem de forma exponencial. Neste cenário, as inovações se multiplicam e são a base para novas oportunidades de negócios e, na ponta, melhoram a vida das pessoas.

 

É comum associar a transformação digital unicamente a adoção de novas tecnologias. Então, o objetivo deste artigo é desmistificar isso e mostrar como uma prática já estabelecida, o Lean, pode se aliar a tecnologia para potencializar os resultados.

 

Nascida em solo japonês, há décadas, nas fábricas da Toyota, a filosofia Lean se encaixa de maneira harmônica nesse novo contexto. Desde o seu nascimento, ela busca aprimorar a eficiência, eliminando desperdícios, tendo como destaque a busca por otimizar processos e valorizar as pessoas (humanização).

 

Ao extrapolar os limites da indústria, esta prática passou a ser chamada de Lean Thinking, ou em português, pensamento enxuto. Seus processos ajudam a guiar os profissionais na navegação em projetos complexos de transformação digital, aumentando muito a taxa de sucesso da implementação de novas estratégias e tecnologias.

 

Aterrissando o conceito

O pensamento enxuto é uma filosofia e não uma metodologia descritiva, o que lhe permite ser flexível para permear as etapas da transformação digital e da formulação estratégica, passando pela elaboração do business case, a sua implantação até a etapa de melhoria contínua.

 

Desta forma, o conceito pode ajudar a evitar erros comuns que levam a insucessos. Alguns desses erros são: aderir ao impulso da tecnologia (early adoption) sem clareza dos objetivos de negócio e do retorno esperado deste investimento; digitalizar processos ineficientes; e não se preocupar com a transformação cultural que advém da transformação tecnológica.

 

Como a esteira para o sucesso não conta somente com a tecnologia, é importante focar no negócio e escolher um parceiro experiente para essa evolução. Esse parceiro deve conhecer as potencialidades das novas tecnologias, ser capaz de mapear como elas potencializam o seu negócio e traçar um roadmap para a implementação dos novos processos.

 

Lean ajudará a entender o valor que a tecnologia poderá gerar, construindo um plano de negócios sólido. Também apoiará no ajuste dos processos, já que que tem como premissa a aproximação com os times, a cultura do feedback e a promoção da habilidade para explicar não somente as mudanças, mas especialmente listar os benefícios que serão obtidos. Além disso, a filosofia visa identificar e entender como a evolução vai se alinhar à cultura organizacional. Assim, todos se sentirão pertencentes às transformações e às conquistas da organização. Somente dessa forma o projeto contará com agentes multiplicadores da nova cultura.

 

Vale lembrar que cada negócio tem objetivos, metas e desafios diferentes. Por isso, cada um terá um desenho personalizado de sua jornada. E para que o sucesso aconteça, é importante que a cultura organizacional abrigue os princípios do Lean e conte com o envolvimento do alto comando, lideranças e colaboradores.

 

Ao adotar essa abordagem, as empresas podem fortalecer sua reputação, conquistar a lealdade dos clientes e aumentar sua participação no mercado.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp