21/09/2023 às 17h25min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h03min

‘Histórias que inspiram’ no Congresso Reatech enaltecem artistas que não se deixam abater pelas limitações físicas

Evento da Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação terá dois artistas plásticos que pintam com a boca

2PRÓ Comunicação
www.fieramilanobrasil.com.br
Crédito Divulgação_Reatech

São Paulo, setembro de 2023 – “Histórias que inspiram” será uma das atrações da Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade e palco para que o público acompanhe e participe das histórias incríveis de artistas que pintam com a boca ou com os pés. Eliana Zagui e Gonçalo Borges são dois multiartistas com deficiência que não podem contar com os braços para executar em tela seus sonhos, desejos e expressões artísticas. Eles estarão no dia 4 de outubro, às 13h30, no Congresso Reatech 2023, um encontro que vai expor e debater, as transformações e melhores práticas em Políticas, Ações e Métodos da Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação de pessoas com deficiência no mercado corporativo.

O Congresso Reatech 2023 tem a curadoria da Blue Ocean Events Business e da Consolidar Diversidade nos Negócios, com realização da Fiera Milano Brasil.

Além de pintar com a boca, Eliana Zagui é escritora e palestrante. Vítima de poliomielite, que contraiu ainda bebê e a deixou sem movimentos do pescoço para baixo, ela ficou conhecida nacionalmente depois de lançar o livro “Pulmão de Aço”, que escreveu também com a boca. A obra lançada em 2012 inspirou a peça teatral “A Valsa de Lili”, do dramaturgo Aimar Labaki e estrelada por Débora Duboc.

O título do livro é uma referência ao aparelho onde eram colocadas pessoas que tinham dificuldades para respirar por falta de controle muscular ou do diafragma. Só que no caso de Eliana, o pulmão de aço não funcionou, precisou ser submetida a uma traqueostomia e ser ligada a equipamentos para respirar.

Depois de viver por 45 anos na UTI do Hospital das Clínicas de São Paulo, Eliana mora em Sumaré (SP), pinta quadros e ministra palestras, além de estar preparando seu segundo livro, desta vez sobre a saída do HC.

Colega de Eliana no Congresso Reatech 2023, Gonçalo Borges é pintor desde os nove anos de idade, e há 52 é integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, que representa aproximadamente 800 artistas em 75 países ao redor do mundo.

Com deficiência nos braços desde nascença, Borges é formado em comunicação social e pós-graduado na Faculdade de Belas Artes, já foi empresário, teve mais de 200 funcionários em uma empresa de comunicação visual, mas afirma que sua paixão mesmo é a arte.

Tanto com a boca quanto com os pés, utiliza-se de várias técnicas de pintura, incluindo em cerâmica. Com tantas habilidades, Borges também é professor de desenho e pintura.

“Tivemos um cuidado muito refinado na escolha dos painelistas para esse Congresso. São pessoas que são referências no que fazem e têm grande interesse em ‘virar a chave’ nas empresas para que estas tenham uma cultura mais inclusiva. Muitas empresas estão no país apenas cumprindo a lei de cotas, em uma relação em que contratam profissionais pela sua deficiência, não pela pessoa em si. Então eu diria que as histórias dos palestrantes são imperdíveis e tem muito a nos dizer”, define Marcelo Pires, CEO da Consolidar Diversidade nos Negócios.

Programação Congresso Reatech
 

Dia 4

14h: Debate sobre Políticas Governamentais de Inclusão no Mercado de Trabalho e sua aplicação de forma prática nas organizações

16h: Estratégias para Promoção de uma Cultura Organizacional Inclusiva

18h: Pontos Chave para Reabilitação de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
 

Dia 5

16h: Promoção de Inclusão a Partir do Engajamento de Equipes e Lideranças

14h: Questões Essenciais para Mensurar a Maturidade em Acessibilidade nas Empresas

18h: Elaboração de Projetos de Adaptação com foco na Inclusão de Pessoas com Deficiência
 

Dia 6

14h: Programas de valorização e reconhecimento da pessoa com deficiência - além da cota

16h: Como harmonizar as Políticas de Diversidade dando o devido cuidado às Pessoas com Deficiência

18h: Programas de Capacitação de Pessoas com Deficiência com foco em Desenvolvimento e Estruturação de Carreira
 

Serviço:

Reatech 2023 - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Data: 4 a 7 de outubro
Horário: das 13h às 20h nos dias 4, 5 e 6; das 10h às 19h no dia 7
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP

Mais informações neste link.

Fotos da edição de 2022 acesse aqui
 

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America. Mais informações, acesse.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp