21/09/2023 às 12h15min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h00min

Dívidas acima de R$ 10 mil, negativadas em maio, foram as mais sanadas pelas empresas em até 60 dias, revela Serasa Experian

Total foi de 46,6% de contas pagas no período e região Nordeste liderou ranking com maior percentual de pagamento desde janeiro de 2023

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Do total de dívidas que foram negativadas em maio, 46,6% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Na visão por valores das contas inadimplentes, aquelas de mais de R$ 10 mil foram as que registraram maior porcentagem de pagamentos (52,2%). Veja no gráfico e na tabela a seguir o levantamento completo: 
 

“O movimento da recuperação de crédito das empresas, na comparação anual, marcou a segunda alta consecutiva. Na análise dos outros meses de 2023, até maio, quatro dos cinco reportados também demonstraram reação positiva do mercado. Esta tendência de melhora deve-se ao aumento da recuperação de crédito dos consumidores, a qual registrou altas em todas as leituras deste ano na comparação com mesmo mês do ano passado. Com os brasileiros aumentando a regularização de suas dívidas, o dinheiro volta para o caixa das empresas que, por sua vez, conseguem também pagar as suas contas atrasadas”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian também analisa o tempo de vencimento dos débitos e seu percentual de pagamentos. Nessa visão, 57,8% das contas pagas tinham 30 dias de atraso. O ranking segue sendo composto por dívidas com 60 dias (42,5%), 90 dias (26,3%), 180 dias (22,8%), 1 ano (21,9%) e mais de 1 ano (8,7%).

O setor das dívidas inadimplentes que mais recebeu pagamentos foi o de “Utilities” (52,6%), que considera contas básicas como água, luz e gás. Já o segmento com o menor percentual de pagamentos foi o de “Telefonia” (14,1%). Veja, no gráfico a seguir, a análise completa:
 

Nordeste lidera com maior percentual de pagamentos de contas negativadas
As empresas do Nordeste sanaram, após 60 dias, 52,4% dos débitos negativados em maio, e ocupam, desde janeiro, o primeiro lugar do ranking regional. O Centro-Oeste veio em seguida (48,1%), depois o Sul (46,8%), o Norte (45,5%) e o Sudeste (43,7%). Na análise por Unidades Federativas (UFs), foi o Piauí que se destacou. Veja, a seguir, o levantamento estadual completo:

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas 
Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian

Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
###
Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. 

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. 

 Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp