20/09/2023 às 11h32min - Atualizada em 21/09/2023 às 00h06min

Feriados prolongados e cirurgias plásticas: conheça os procedimentos com curta recuperação sem comprometer resultados

Até o fim do ano são cinco feriadões à vista; tempo de descanso é ideal para recuperação segura e bom resultado do procedimento

FSB Comunicação
https://www.instagram.com/dr.fabionahas/
Foto: Divulgação

São Paulo, setembro de 2023 - A realização de uma cirurgia plástica ou procedimento estético requer um planejamento cuidadoso, incluindo a escolha da data mais adequada para a intervenção. Neste momento, é crucial considerar se o paciente terá tempo suficiente para descansar adequadamente durante o período pós-operatório e, assim, garantir uma recuperação eficaz. Na avaliação do médico Fábio Nahas, cirurgião plástico com mais de 30 anos de experiência e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos realizados em datas próximas a feriados prolongados ou até imediatamente antes deles podem ser uma estratégia vantajosa. Até o fim do ano são cinco: Nossa Senhora Aparecida (12/10); Finados (2/11); Consciência Negra (20/11); Natal (25/12) e Ano Novo (31/12).  


Na maioria das cirurgias, sejam elas mais ou menos complexas, respeitar o período de repouso é um fator essencial para que o resultado esperado seja alcançado. “Dirigir, retornar ao trabalho ou às atividades físicas antes da hora podem influenciar diretamente na cicatrização das cirurgias e no resultado esperado pelo paciente. Os feriados prolongados oferecem a vantagem de proporcionar um período estendido em que os pacientes podem se afastar do serviço e de outros compromissos do dia a dia, dedicando-se inteiramente a uma recuperação mais confortável e segura”, complementa o médico, que opera nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo.


A ajuda de familiares e amigos em tarefas diárias, como preparar refeições, deitar, sentar, levantar, e auxiliar nas necessidades básicas também é essencial nesse período, uma vez que o paciente deve evitar esforços. E, nos feriados prolongados, há uma probabilidade maior de que essas pessoas estejam disponíveis para oferecer essa assistência.


No entanto, o Dr. alerta que as pessoas não devem tomar a decisão de realizar uma cirurgia, ou mesmo escolher um profissional, de maneira apressada, mirando os feriados que estão por vir. “Planejar com calma e atenção, levando em consideração os benefícios associados a esse período, é o melhor caminho - seja para cirurgias mais complexas ou as mais simples”, aponta Fabio.

Abaixo, quatro procedimentos cirúrgicos que podem se beneficiar de um período estendido de repouso.

Prótese de silicone

A cirurgia de aumento de mama, uma das mais realizadas no Brasil segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é conhecida por oferecer uma recuperação tranquila para a maioria dos pacientes. Ainda assim, o repouso nos primeiros dias é fundamental para alcançar os resultados desejados e evitar complicações, conforme enfatiza o Dr. Fabio. “Durante os primeiros dias do pós-operatório, é essencial que a paciente evite movimentos bruscos e não erga os braços, pois isso pode influenciar no resultado da cirurgia e atrapalhar a recuperação. Além disso, é possível que ela necessite da assistência de um familiar ou amigo para realizar atividades básicas, como se levantar, deitar ou tomar banho. Em períodos de feriado, a probabilidade de contar com pessoas do seu convívio para oferecer esse apoio é maior”, acrescenta.

 

Lipoaspiração

Ao contrário do senso comum, o pós-operatório da lipoaspiração pode, de fato, ser tranquilo, especialmente quando comparado a procedimentos cirúrgicos mais invasivos. Muitas vezes, os pacientes optam por realizar a lipoaspiração em áreas menores do corpo, como braços, culotes ou regiões específicas do abdômen. Além disso, quando a quantidade de gordura retirada é reduzida, a recuperação pode ser mais simples. Para o Dr. Fábio, um feriado prolongado pode contribuir para que o paciente descanse e se sinta confortável em um curto período de tempo após a cirurgia.

 

Blefaroplastia

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico realizado para rejuvenescer a aparência das pálpebras, a partir da remoção do excesso de pele flácida e da projeção de gordura. Durante os primeiros dias após a cirurgia, é comum que o paciente apresente inchaço e manchas arroxeadas e, por isso, os feriados prolongados podem ser ótimos aliados. “Além disso, é importante evitar aplicar maquiagem ou cosméticos na área dos olhos e seguir cuidadosamente a prescrição de medicamentos e conforme orientado pelo cirurgião”, afirma Fábio.

 

Preenchimentos faciais e botox

Assim como na blefaroplastia, os procedimentos envolvendo ácido hialurônico e toxina botulínica também podem eventualmente causar manchas arroxeadas, inchaços, sensação de dor leve ou desconforto na área tratada, que tendem a desaparecer rapidamente. 


__

Sobre Fabio Nahas

Com mais de 30 anos de carreira, Fabio Nahas é um dos cirurgiões plásticos mais renomados do país. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foi vice-presidente da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Estética), é especializado em Cirurgia Plástica e Reconstrutora, e opera nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo. Sua principal frente atualmente é a cirurgia plástica do contorno corporal, como abdominoplastia e mamas, sendo considerado um dos iniciadores da lipoaspiração de definição no país.

 

Fabio Nahas é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia geral e em cirurgia plástica pela USP. Realizou "fellowship" em cirurgia plástica na Universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, tem Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e é Livre-Docente pela Unifesp / Escola Paulista de Medicina. Atualmente, se divide entre a clínica particular, na região da Avenida Brasil, em São Paulo, e a vida acadêmica. É Professor Orientador de Teses de Mestrado e Doutorado e Professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). É também Editor Associado do Aesthetic Plastic Surgery Journal, órgão oficial de publicações científicas da International Society of Plastic Surgery (ISAPS).

 

O cirurgião conta com diversas contribuições científicas, com mais de 400 publicações, artigos e estudos na área de atuação. Nahas tem seis livros publicados e realizou conferências e cirurgias em 33 países, em universidades como New York University, Universidade de Pittsburgh, Universidade da Califórnia em São Francisco, Clínica Mayo, Universidade de Toronto, entre outras.


Atendimento à imprensa

Caroline Vaz | (11) 96294-4936 | [email protected]

Daya Lima | Gerente de Núcleo | (11) 98207-5278 | [email protected]

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp