20/09/2023 às 11h26min - Atualizada em 21/09/2023 às 00h01min

Desaparecimentos e mortes de migrantes na fronteira entre Estados Unidos e México aumentam todos os anos

Sarah Ramires Cortez - SK Comunica
Bf.Samantha di Khali comunica

Desaparecimentos e mortes de migrantes na fronteira entre Estados Unidos e Mexico aumentam todos os anos. Esta, que já é considerada a rota migratória terrestre mais perigosa do mundo, registrou 686 mortes em 2022, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações.

No entanto, o resultado de 2022 pode ser superior ao que a informação disponível indica, pois faltam dados oficiais, incluindo os números do condado fronteiriço no Texas e os da agência mexicana de busca e resgate. As principais causas de mortes na grande fronteira foram: afogamento (212), acidentes com veículos ou óbitos vinculados a transportes perigosos (71) e condições ambientais extremas e falta de abrigo, alimentos e água adequados (156).

Também foram constatadas aumento de mortes nas rotas migratórias marítimas do Caribe em 350 pessoas em 2022 contra 245 no ano anterior. As rotas mais perigosas envolvem a rota do Caribe para a América Central e o trajeto da República Dominicana para Porto Rico. Migrantes da República Dominicana, Haiti e Cuba representaram o maior número de mortes na região do Caribe.

A natureza remota e perigosa das áreas de travessia e a presença de gangues criminosas ao longo das rotas deixa evidente que este número pode não representar o número real de vidas perdidas.

Ingrid Domingues McConville, com experiência em imigração há mais de 28 anos, ainda se surpreende com o que acontece nas fronteiras, onde muitas vidas são perdidas e como conhece várias histórias que não acabaram bem no caso de imigrantes que tentaram cruzar a fronteira ilegalmente, o que ela mais deseja é que isso pare de acontecer, ou seja, que pessoas não arrisquem mais suas vidas nestas empreitadas. As vezes uma consulta com um advogado de imigração experiente, pode indicar um caminho que mesmo que leve um pouco mais de tempo que o desejado, com certeza será mais seguro. São mais de 180 tipos de vistos nos Estados Unidos que servem para diferentes propósitos que podem encaixar às necessidades de uma família, de uma pessoa, de um empresário etc.

Saiba mais sobre imigração: @dmvisalaw


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp