20/09/2023 às 22h50min - Atualizada em 27/09/2023 às 22h50min

Prefeito vistoria construção de mais de 900 moradias populares na zona leste

O prefeito Ricardo Nunes esteve na região de Guaianases, na Zona Leste, vistoriando as construções de 968 unidades habitacionais. Trata-se dos residenciais Bauru e Lajeado, nos quais foram investidos cerca de R$ 193,4 milhões. Estas são as primeiras moradias que estão sendo construídas pelo Pode Entrar Empresas, cujos termos de adesão ao programa foram assinados em junho.
O conjunto residencial Bauru A e B é formado por 440 moradias, divididas em dois condomínios com cinco blocos. Um total de 528 unidades integram o residencial Lajeado, que será composto por dois condomínios, organizados em seis blocos. No local serão executadas obras de infraestrutura com redes de água, esgoto, iluminação externa, telefonia e pavimentação, além de paisagismo.
Os apartamentos, de 49 metros quadrados, terão uma sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada um dos condomínios terá vagas para automóveis, inclusive para portadores de necessidades especiais, bicicletário, áreas de lazer cobertas e descobertas, assim como quadra esportiva e salão de festas.
“Os moradores terão campo de futebol, salão de festas e também pista de caminhada. Vamos começar a entregar as unidades no início do próximo ano, quando faremos um sorteio, para que cada uma das pessoas saiba com qual apartamento vai ficar. Estamos promovendo o maior programa habitacional que São Paulo já teve”, enfatizou o prefeito Ricardo Nunes.

Pode Entrar Empresas
Os condomínios Bauru e Lajeado são as primeiras unidades construídas pelo Pode Entrar Empresas, cujos termos de adesão ao programa foram assinados em junho. Nesta modalidade as empresas podem obter recursos e financiar seus projetos habitacionais. O município fica responsável pelos investimentos, enquanto as corporações se responsabilizam pelo licenciamento e execução do projeto.
As modalidades entidades/empresas, juntas, somam a construção de cerca de 20 mil novas moradias, das quais mais de 4 mil já estão em obras. Desde 2021 já foram entregues mais de 6.400 habitações. Outras 15,3 mil estão em construção, além das unidades viabilizadas pelo Pode Entrar.
Na modalidade aquisição do Pode Entrar a Prefeitura segue com os editais para a compra de 45 mil unidades habitacionais da iniciativa privada, com um investimento de R$ 8 bilhões. As moradias adquiridas pela gestão atenderão as famílias que estão no cadastro da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) e no auxílio aluguel, com o intuito de zerar o banco de pessoas que recebem o benefício.

Recursos exclusivos da Prefeitura
O Pode Entrar é o maior programa habitacional já lançado no município. Conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas para facilitar o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. Possibilita a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de moradias. Desse modo, a cidade terá menos custos, mais famílias atendidas e redução no prazo de entrega.
A gestão municipal está inovando a política habitacional ao criar mecanismos que ampliem o acesso à moradia, principalmente, para a população com menor poder aquisitivo. A meta da gestão é viabilizar mais de 100 mil unidades habitacionais (UHs) entre entregues e contratadas até 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp