19/09/2023 às 12h14min - Atualizada em 20/09/2023 às 00h00min

Crescendo 30% ao ano, produtora constrói reputação de clientes como MRV e Ifood por meio de podcasts corporativos

Com modelo de negócios 360º, WePod cria, planeja, grava, edita, distribui e monitora a audiência dos conteúdos de áudio e vídeo

Caroline Almeida
Marcio Brant, CEO e fundador da WePod (Foto: WePod / Divulgação)

O relatório “Share of Ear”, da Edison Research, indica que, nos Estados Unidos, a audiência de podcasts no Spotify caiu de 21,6% para 20,2% entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período em 2023. No entanto, Marcio Brant, CEO e fundador da WePod, maior produtora especializada em podcasts corporativos do Brasil, não acredita na estagnação dessa mídia. Com crescimento de 30% ano após ano, a empresa tem ajudado marcas de renome a construírem a sua reputação por meio de conteúdos de áudio e vídeo, como iFood, MRV, Sebrae, Marfrig, Grupo Pardini, Anglo American e Sesc. 

Com cerca de 20 anos de experiência no mercado, o executivo percebeu que era visto como um “fornecedor” e não participava das estratégias, planejamento e mensuração dos resultados das campanhas que criava. Dessa forma, ele entendeu que fazer realmente parte dos negócios era a grande oportunidade de surgimento da companhia, que, com um modelo de atuação 360º - cria, planeja, grava, edita, distribui e monitora o público -, dobrou de tamanho entre o mesmo intervalo de tempo da pesquisa, e, atualmente, possui uma equipe três vezes maior do que em relação a dois anos atrás.

“No início de 2023 as pessoas viram que o número de podcasts caiu em comparação com 2020, principalmente porque durante a pandemia, e em seu pico, em 2021, muitos conteúdos desse tipo foram criados. Essas novidades não mantiveram uma consistência, o que comprova a queda que tivemos a partir de 2022. Porém, é importante termos em mente que um podcast envolve comprometimento, recorrência, relevância e, é claro, um projeto. Os aventureiros são deixados de lado e ficam aqueles que possuem planos geridos por empresas como a WePod”, diz Brant. 

Diante desse cenário, o principal objetivo da marca para este ano é se solidificar no mercado como a maior produtora de podcasts corporativos no Brasil, trazendo maiores e novas marcas para dentro de casa. Para isso, a companhia está em processo de criação de uma área de inteligência voltada para o crescimento sustentável dos clientes, visando não só o aumento dos índices de audiência, mas também o acompanhamento da expansão de cada trajetória.

Podcast como meio, não fim

Com um banco de dados que anda lado a lado com todos os passos dos projetos, a WePod mira sanar as dores dos seus clientes com a formação de comunidades. Dessa maneira, a ideia é que as empresas fidelizem o público-alvo fortalecendo seus canais de venda de produtos ou serviços, ao mesmo tempo em que organizam o conteúdo interno dos episódios alinhados ao ecossistema institucional.

Para Brant, o cerne desse raciocínio é fazer com que as companhias entendam que o áudio e o vídeo são extremamente eficientes para elas disseminarem branding, valores, mensagens e o que quer que tenham a dizer para o mundo. 

“Em uma realidade em que as pessoas leem cada vez menos, e ouvem e assistem cada vez mais, a única coisa que as empresas não param de fazer em plena crise é falar do seu produto. Hoje, entendemos esse contexto, por isso acredito que um canal com audiência é a melhor forma das organizações se comunicarem e potencializarem seus negócios. E, dentro dessa lógica, o podcast é um meio para cumprir essa meta, não o fim em si”, finaliza o executivo. 

 

Sobre a WePod 

A WePod é a maior produtora especializada em podcasts corporativos do Brasil. Com uma metodologia 360º, a empresa participa de todas as etapas de criação do produto, desde o planejamento estratégico do conteúdo, passando pela gravação e edição, até a distribuição e monitoramento de audiência.

Fundada em 2019, a Wepod conta histórias e  conecta as marcas com seus diferentes públicos por meio dos podcasts. Líder no segmento corporativo, a empresa já desenvolveu projetos para grandes marcas como iFood, MRV, Sebrae, Marfrig, Grupo Pardini, Anglo American, Sesc, entre outras.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp