18/09/2023 às 11h58min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h08min

Trend Micro ajuda Interpol a desarticular quadrilha de hackers

A quadrilha vendia kits de phishing projetados para facilitar a ação de cibercriminosos iniciantes

Bruno Borges Batista
Trend Micro
A Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, auxiliou a Interpol na desarticulação de uma quadrilha especializada em golpes de phishing. O site PaaS 16shop fornecia uma plataforma de Phishing as a Service (PaaS) com kits projetados para reduzir as barreiras de entrada de cibercriminosos iniciantes, permitindo que eles escalassem golpes com facilidade.

“A Trend Micro colabora com a Interpol há muitos anos, então quando recebemos o pedido de ajuda não pensamos duas vezes. Essa ação prova mais uma vez que a parceria público-privada, apoiada por uma poderosa inteligência de ameaças, pode ser uma força poderosa nas investigações internacionais de crimes cibernéticos”, destacou Jon Clay, vice-presidente de Inteligência de Ameaças da Trend Micro.

A Interpol procurou a Trend Micro pela primeira vez, em 2020, solicitando que a empresa utilizasse a área de inteligência de ameaças para monitorar as ações do site PaaS 16shop. Os pesquisadores descobriram e relataram à Interpol que:

– Os ataques apoiados pelo 16shop eram predominantes no Japão, Estados Unidos e Alemanha;

– Os clientes da 16shop conseguiam criar páginas de phishing para coletar credenciais da Amazon, American Express, PayPal, Apple e CashApp, assim como logins bancários nos EUA;

– Os kits de phishing da plataforma localizavam, automaticamente, o idioma dos sites de phishing, de acordo com a localização das vítimas;

– O site apresentava recursos projetados para impedir as restrições de acesso, como geolocalização  e anti-sandbox;

– O site 16shop estava hospedado em vários provedores de nuvem legítimos para evitar sua detecção.

– O 16shop estava ativo desde 2018 e, provavelmente, várias páginas imitadoras atuaram ao menos até 2021.

De acordo com a Interpol, o Relatório de Inteligência de Ameaças da Trend Micro ajudou a prender o provável administrador do 16shop e outros dois suspeitos na Indonésia e no Japão. No total, estima-se que a plataforma do 16shop tenha sido utilizada para realizar ataques de phishing a mais de 70 mil vítimas em 43 países.

A parceria da Trend com a Interpol nessa operação reitera compromissos anteriores, como a operação batizada de “African Cyber Surge” de 2022 e as dezenas de treinamentos que a empresa ministrou para agências governamentais, desde 2014, incluindo um curso de cinco dias realizado recentemente em Manila, nas Filipinas.

Sobre a Trend Micro
A Trend Micro, líder global em cibersegurança, ajuda a tornar o mundo mais seguro quando o assunto é troca de informações digitais. Com décadas de experiência em segurança da informação, pesquisa global de ameaças e inovação contínua, a Trend Micro protege centenas de milhares de organizações e milhões de indivíduos com soluções para redes, dispositivos, sistemas em nuvem e endpoints. As plataformas da Trend Micro oferecem uma gama poderosa de técnicas avançadas de defesa contra ameaças otimizadas para ambientes Google, Microsoft e Amazon, possibilitando respostas mais rápidas e efetivas aos riscos cibernéticos. Com 7.000 colaboradores em 65 países, a Trend Micro permite que as organizações protejam e simplifiquem o seu mundo conectado.

Site:  https://www.trendmicro.com
Twitter: @TrendmicroBR
Linkedin:  https://www.linkedin.com/company/trend-micro/

DFREIRE Comunicação e Negócios - (11) 5105-7171  
Debora Freire – [email protected]
Carla Espino – [email protected]
Bruno Borges – [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp