18/09/2023 às 11h58min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h08min

Natural One inaugura Ferti One, projeto que transforma resíduos líquidos da linha fabril em fertilizante mineral misto

Com foco em sustentabilidade, iniciativa prevê o tratamento de 3.000 m³ de efluentes industriais a cada mês, o equivalente a quase três piscinas olímpicas

Luciana Cunha
Natural One

Natural One, marca líder de sucos 100% naturais e que estreia na categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), inaugura o Ferti One, novo projeto da área de sustentabilidade da empresa que transforma os resíduos líquidos gerados durante a fabricação de suas bebidas em fertilizante mineral misto, insumo rico em matéria orgânica e nutrientes utilizado para o crescimento e o desenvolvimento de lavouras diversas. Inicialmente, serão convertidos 3.000 m³ de efluentes industriais a cada mês para a iniciativa, o que representa cerca de 40% do total produzido pela fábrica. Isso equivale a aproximadamente três piscinas olímpicas cheias. O restante continuará sendo tratado pela Tera Ambiental, empresa parceira especializada na reciclagem de resíduos e compostagem termofílica em escala industrial. 

O desenvolvimento do projeto levou dois e meio anos entre concepção, análise da viabilidade, estudos técnica, modificações estruturais na fábrica, adequações de equipamentos para escoamento próprio, licenciamentos e registros do MAPA para a criação do produto na própria indústria, sem a necessidade de transportar os efluentes para serem tratados em outra localidade, envolveu investimentos na ordem de R$600 mil. Na prática, os resíduos líquidos gerados na linha de produção das bebidas (restos de sucos provenientes do processo de limpeza das linhas e perdas inerentes ao processo produtivo e de limpeza das linhas) recebem adequação química por meio da adição de insumos minerais nas dosagens necessárias para o atendimento às necessidades de cada solo. Ao final, o que poderia ser considerado descartável, se transforma em fertilizante mineral misto para aplicação em plantações em geral.

A iniciativa já está ativa em formato piloto em uma fazenda de cana-de-açúcar e milho, próxima à fábrica da foodtech em Jarinu/SP, com acompanhamento de especialistas sobre a recepção do solo e dos frutos do novo material, bem como os impactos positivos para a futura colheita. A previsão é que o Ferti One, já devidamente registrado nos órgãos competentes, entre no portfólio de produtos voltados ao B2B da empresa e que esteja disponível no mercado agrícola em 2024. A empresa também prevê, para o futuro, a criação de fertilizantes sob encomenda, com aditivos de outros nutrientes. Todo o projeto contou com a parceria e orientações de importantes empresas ligadas à sustentabilidade industrial no Brasil, como a Sanfee, Biosolo e Vetta.

“A Natural One tem como um de seus principais pilares a busca constante pela sustentabilidade em toda sua cadeia produtiva, desde a captação das frutas, vegetais e grãos até o envasamento dos produtos, passando pelas questões de redução de impactos ambientais. Sendo um dos players líderes do setor nacional de bebidas naturais, entendemos que é nosso papel trazer inovações com foco na responsabilidade socioambiental do nosso negócio, seja criando novas alternativas para o não uso de materiais nocivos à natureza ou mesmo a transformação daquilo que seria prejudicial ao meio ambiente em um produto de alto valor agregado para o solo e as plantas, como é o caso do nosso Ferti One. Estamos acompanhando de perto o piloto e, com os resultados positivos, avançaremos para outras lavouras. Nesta primeira fase, para mostrarmos na prática a eficiência, qualidade e segurança do nosso projeto, todo o material será doado para áreas agrícolas da região da nossa unidade fabril em Jarinu/SP, de modo que os agricultores tenham a experiência com o nosso fertilizante mineral misto”, explica Uira Soares, VP Industrial da Natural One.

O Ferti One é apenas um dos vários projetos com foco em ESG da Natural One, empresa que carrega em seu DNA o compromisso com a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade. Um dos mais expoentes é a criação e a adoção, desde o primeiro semestre de 2022, da embalagem em plástico 100% reciclado (ou seja, fabricado a partir do material já utilizado e descartado em diferentes aplicações), tornando- se a pioneira do setor de sucos naturais a adotar a solução. O impacto positivo desta solução para o meio ambiente é a retirada de circulação de 40 mil toneladas de plástico virgem da cadeia produtiva da Natural One nos próximos cinco anos, data na qual todo o portfólio da empresa deverá ser envasado com o material. 

foodtech também possui o selo EU RECICLO, que indica a destinação correta do plástico utilizado, bem como realiza o reuso adequado de tonéis de insumos diversos e dos pallets de madeira empregados na logística e a parceria com a Ambipar Brasil Coleta, empresa responsável pelo transporte dos resíduos sólidos (lixo de fábrica) e compras nossos materiais recicláveis, mantendo uma equipe trabalhando internamente na área de resíduos separando-os em cinco categorias (papel/papelão, plásticos, metais, madeiras e pré-formas), agregando um maior valor econômico na venda destes recicláveis. Com esta separação feita internamento na fábrica, há a diminuição da quantidade de lixo gerado, o que resulta em menos descartes feitos em aterros sanitários.


Sobre a Natural One
Líder na categoria de sucos 100% naturais e que acaba de estrear na categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), a Natural One é a marca de sucos naturais mais vendida no setor, que rapidamente caiu no gosto dos brasileiros por unir sabor e saúde a um preço acessível em suas garrafas transparentes. A empresa possui o maior portfólio de sucos 100% naturais, com mais de 10 sabores disponíveis em mais de 80 mil pontos de venda da marca, além do e-commerce exclusivo e via Clube de Assinaturas . A Natural One investe fortemente em tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para entregar ao consumidor aquilo que prometeu desde sua criação: produtos diferentes de tudo que as pessoas já experimentaram. Atualmente, a empresa já oferece seus produtos em 15 países, incluindo o Brasil. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp