18/09/2023 às 15h14min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h08min

ABREE e Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) realizam drive-thru de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo para reciclagem

Campanha será realizada no dia 23 de setembro e tem por objetivo conscientizar a população sobre o descarte ambientalmente correto desses equipamentos em fase final de vida útil

Redação
divulgação
Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura realiza campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. O foco da iniciativa é tornar mais fácil, promover e conscientizar a população local sobre a importância do descarte adequado desses equipamentos. No dia 23 de setembro, das 10 às 17 horas, a ABREE disponibilizará um ponto de recebimento no Parque Raya, no Jardim Botânico, para receber os produtos da comunidade.
Para participar da ação, é aconselhável que os interessados separem todos os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que desejam descartar. Feito isso, os moradores precisam apenas levar os produtos ao endereço do drive thru. Os utensílios e aparatos podem variar desde fones de ouvido até geladeiras com defeito, antigas ou obsoletas.
“A sociedade desempenha um papel fundamental na reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, pois suas ações individuais e coletivas têm um impacto significativo no ciclo de vida desses produtos no meio ambiente. O envolvimento ativo da sociedade é essencial para reduzir o impacto ambiental e promover práticas mais responsáveis em relação a esses equipamentos”, explica Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.
Quando a população realiza o descarte apropriado, é viável reduzir o risco de poluição e a emissão de gases prejudiciais que afetam rios, oceanos e estradas. Além disso, o processo de logística reversa também gera um impacto positivo na economia: segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2023, desde a implantação de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, foi registrado um aumento de 17% na criação de empregos diretos, resultando na abertura de mais de 48 mil novas vagas de trabalho.
“O descarte correto de eletroeletrônicos é crucial para evitar a poluição ambiental, proteger a saúde humana, conservar recursos naturais e promover a economia circular, oferecendo uma ampla gama de benefícios, desde a preservação ambiental até o estímulo à economia sustentável e à inovação tecnológica. É uma prática fundamental para promover um futuro mais sustentável e resiliente”, ressalta a Secretária da Infraestrutura, Catherine D’Andrea.
Como entidade gestora, a ABREE colabora no atendimento legal da destinação final adequada de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores. Atualmente, contabiliza 697 pontos de recebimento espalhados pelo Estado de São Paulo, sendo 16 deles localizados em Ribeirão Preto. Deste modo, possibilita que a população local possa realizar a destinação correta ao longo de todo ano. Além disso, em conjunto com parceiros, soma mais de cinco mil pontos de recebimento pelo Brasil, estando presente em quase 1,4 mil municípios.
No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP residencial, além de disponibilizar uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fones de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento
SERVIÇO
CAMPANHA DE ARRECADAÇÂO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS EM RIBEIRÃO PRETO (SP)  
Data: 23 de setembro
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Parque Raya - R. Severiano Amaro dos Santos, s/n - Jardim Botânico, Ribeirão Preto - SP, 14021-000;

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados: 
  • Celulares
  • Fone de ouvidos
  • Geladeiras
  • Máquinas de lavar
  • Fogões e cooktops
  • Televisores
  • Secadores
  • Batedeiras
  • ar-condicionado
  • Micro-ondas
  • Ferramentas
  • Equipamentos de informática
  • Rádios
  • Videogames e consoles
  • Entre outros
 
Sobre a ABREE: 
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 56 associados que representam 180 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp