18/09/2023 às 15h17min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h05min

A importância das estratégias de recrutamento na área da saúde

*Por Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe

Ana Clara Hauy
Divulgação Taqe

Uma pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), mostra que no primeiro trimestre do ano passado, houve um crescimento de 17% de vagas de emprego na área da saúde. Quanto às diversas áreas de atuação da saúde, o campo de enfermagem é um dos que mais cresceram nos últimos anos. Como aponta o estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 90% dos profissionais de enfermagem do Brasil estão atuando na área.

Com o crescimento de oportunidades na área da saúde, é necessário garantir um recrutamento assertivo, utilizando ferramentas e metodologias estratégicas. Isso porque, com o avanço da tecnologia e a diversidade de profissionais e funções, essa tarefa fica a cada dia mais complexa. Quando se trata da área da saúde, os desafios do recrutamento são ainda maiores, e envolvem escassez de mão de obra qualificada e alta taxa de rotatividade dos colaboradores. Saiba mais sobre a importância das estratégias realizadas na área da saúde:

Tendências e Inovações em Recrutamento na Área da Saúde

Ferramentas de Applicant Tracking System (ATS), Sistema de Rastreamento de Candidatos, são as tendências em contratações para a área da saúde nos próximos anos. Esses grupos transformam a divulgação de vagas, atração de talentos e triagem de currículos, tornando o processo ainda mais ágil. 

Desafios Específicos do Recrutamento na Área da Saúde

A escassez de profissionais qualificados é uma realidade do recrutamento na área da saúde em várias regiões do Brasil. Mas, quando se trata de regiões mais afastadas dos centros urbanos, nas quais o acesso aos serviços de saúde é mais difícil e as estruturas de atendimento mais precárias, o cenário é ainda mais crítico. As altas taxas de rotatividade nesse setor estão ligadas ao nível de satisfação dos profissionais que atuam em hospitais, clínicas e laboratórios. As novas tecnologias na área da saúde também aumentam a demanda por novas habilidades técnicas de todas as equipes. Assim, a busca por especialistas com essas competências é cada vez mais acirrada.

Importância do Recrutamento Assertivo para Organizações de Saúde

Um recrutamento assertivo traz diversos benefícios para as empresas da área da saúde. Conforme os processos seletivos vão ficando mais eficazes, se tornam mais produtivos e rápidos. Isso porque os recrutadores conseguem atrair e selecionar candidatos mais qualificados, além de reduzir as possibilidades de falta de fit cultural entre os profissionais e a empresa. É fundamental para manter a qualidade do atendimento ao paciente em hospitais, clínicas e laboratórios. Por meio de estratégias como entrevistas estruturadas, testes práticos e simulações, é possível identificar melhor o perfil dos profissionais e descobrir se eles possuem fit cultural com o negócio.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp