18/09/2023 às 12h26min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h02min

Médico de Brasília é empossado na Academia Brasileira de Ciências em cerimônia na Câmara dos Deputados

O endocrinologista Flavio Cadegiani tomou posse em cerimônia na tarde desta sexta-feira (15/9), no Anexo II da Câmara dos Deputados. Ele assume a cadeira que foi do médico Marcello Bronstein

Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica
Divulgação
O médico endocrinologista de Brasília Flavio Cadegiani foi nomeado membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura nesta sexta-feira (15/9). Cadegiani assumirá a cadeira de Marcello Bronstein, um dos maiores endocrinologistas do país, falecido em novembro de 2022.

O evento foi realizado no Auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados, e teve início às 14h30. Dentre as autoridades presentes na cerimônia estavam o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Roberval Belinati.

Na abertura da solenidade, o presidente da Abrasci Samir Chelala disse sentir-se honrado por ocupar o cargo de presidência da entidade centenária. "Estou há 40 anos na Academia e conheci vários presidentes por ser uma academia centenária. Então é um sentimento muito honroso de ser presidente da Abrasci hoje", afirmou.

A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) é uma entidade em atividade desde 1910 no país. A organização pugna pelo reconhecimento e deferimento de méritos e comendas a cidadãos que se destacam no desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil.

Médico endocrinologista graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Flavio Cadegiani tem título de especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM), além de Mestrado e Doutorado (PhD) em Endocrinologia Clínica pela Unifesp.

Para ele, é uma honra se tornar membro da Abrasci e assumir a cadeira que foi de um dos maiores endocrinologistas do Brasil. "Marcello Bronstein foi uma figura proeminente na medicina brasileira, mundialmente reconhecido, que contribuiu para avanços significativos na endocrinologia", disse, em seu discurso de nomeação.

"Após quase 50 estudos científicos publicados e quase 2 mil citações na última década, é com muita emoção que assumo com a imensa responsabilidade de fazer jus à cadeira daquele que foi um dos maiores médicos endocrinologistas da história do Brasil. Prometo fazer o melhor para contribuir para a sociedade com o maior rigor da ética e da moral", completou Cadegiani.

Flavio Cadegiani é autor de mais de 40 estudos científicos publicados em revistas internacionais, como as norte-americanas Sports Medicine, BMC Obesity e Medicine and Rehabilitation. O médico e cientista também é autor do livro Overtraining Syndrome in Athletes, da editora Nature.

A Abrasci

A Abrasci foi criada em 1910. Naquela época, porém, era apenas a Academia Brasileira de História.

A partir de meados de 1980, tornou-se Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Recentemente, atendendo aos pedidos de membros e conselheiros para expandir os segmentos, a entidade incluiu as cadeiras de Ciências e Literatura.

Desde então, ocuparam a presidência da Abrasci os seguintes nomes: Júlio Elito, Gunter Fischer, Roberto Oropalo e o Professor Michel Chelala, tendo em seu colegiado acadêmico nomes como o psiquiatra e escritor Augusto Cury e o cantor Sergio Reis.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp