18/09/2023 às 16h10min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h02min

Emoção e Gratidão no HBDF: Policial Atropelado em 2022 Retorna para Homenagear Heróis da Medicina

Reunião do Colegiado de Medicina Cirúrgica é Marcada por Homenagens.

Pollyana Cabral Porto
Pollyana Cabral Porto


Hoje, um evento emocionante teve lugar no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A Reunião do Colegiado de Medicina Cirúrgica do HBDF foi palco de momentos que tocaram os corações de todos os presentes.

O motivo desse encontro especial foi a visita de um homem corajoso e resiliente, o policial penal Guetz Costa Pinto, que em 2022 se viu envolvido em um grave acidente durante a Corrida Volta ao Lago, quando foi atropelado por um Porsche na pista de acesso ao Palácio do Jaburu. O destino o levou às portas do Centro de Trauma do HBDF, onde sua luta pela vida começou.

O policial retornou ao lugar que marcou um capítulo crucial de sua jornada. Acompanhado por sua família, ele veio expressar sua profunda gratidão à equipe multidisciplinar do Centro de Trauma do HBDF, que salvou sua vida naquele fatídico dia.

Diante de uma platéia emocionada, Guetz proferiu palavras sinceras de agradecimento. "Hoje, estou aqui porque a vida me deu uma segunda chance. Sou eternamente grato por cada pessoa que cruzou meu caminho e se dedicou a me manter vivo. Não existem palavras suficientes para expressar minha gratidão por cada um de vocês. Minha vida é um testemunho do amor, compaixão e dedicação presentes nesta equipe incrível. Obrigado por me devolverem a vida."

Lágrimas de gratidão fluíram, e todos os presentes sentiram a magnitude desse momento. O cirurgião do trauma, Dr. Rodrigo Caselli, compartilhou que os Centros de Traumas não apenas salvam vidas, mas também resgatam esperança e unem esforços diários. Vemos isso a cada dia e é um privilégio testemunhar a dedicação de nossa equipe e o impacto do serviço que oferecemos. Temos o compromisso de proporcionar atendimento adequado, rápido e eficaz, contando com cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que atuam incansavelmente. Cada paciente que retorna à sua família, graças a esse esforço conjunto, é a razão pela qual batalhamos com tanto orgulho pelo nosso Hospital de Base - é o significado profundo de nossa missão," ressalta o especialista.

Para honrar a dedicação excepcional da equipe, o policial penal entregou uma placa comemorativa à anestesiologista Dra. Nadja Gloria Correa Graça, representando o apreço por todos os heróis que estiveram ao seu lado nessa jornada de recuperação.

Este encontro contou com a presença da equipe multidisciplinar do HBDF, participaram os gerentes, supervisores de enfermagem do Centro Cirúrgico, médicos da Medicina do Trauma, chefes da gerência multiprofissional, chefes da gerência de apoio e diagnóstico terapêutico, e o chefe do núcleo de enfermagem do centro cirúrgico e CME.

O superintendente do HBDF, Dr. Bruno Sarmento evidenciou o comprometimento de todos, "nosso compromisso é com a excelência, e esse momento é um reflexo da nossa equipe dedicada. Cada vida que tocamos é uma história única, e estamos orgulhosos de fazer parte dessas jornadas de cura e esperança."

Este dia será lembrado não apenas pela gratidão de Guetz Costa Pinto, mas como um testemunho vivo da dedicação inabalável da equipe do HBDF em salvar vidas e oferecer apoio inestimável aos que deles necessitam. O cuidado com o próximo continua a ser o motor que impulsiona esses heróis da medicina em sua nobre missão.

Centro de Trauma HBDF
O Centro de Trauma do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) é referência no atendimento de traumas graves, o centro se destaca com uma sala vermelha, e uma sala amarela uma com capacidade para acomodar quatro pacientes críticos, e outra destinada à estabilização e realização de procedimentos.

Este estabelecimento tem a capacidade de atender até 50 pacientes por dia, graves e não graves, o atendimento é acompanhado por uma equipe altamente especializada e dedicada. Cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais colaboram para garantir o melhor cuidado possível aos pacientes que chegam ao Centro de Trauma.

Todos os equipamentos utilizados no centro atendem aos padrões internacionais de qualidade e inclui foco cirúrgico, gasômetro, ecógrafo, respiradores, monitores e aparelho de raios-x portáteis. Além disso, o centro mantém uma equipe de plantão composta por 10 profissionais em cada turno, incluindo 02 cirurgiões de trauma, 02 residentes de cirurgia e medicina de emergência, 02 enfermeiros, 03 técnicos em enfermagem, e 01 fisioterapeuta com a flexibilidade de aumentar esse quadro conforme as necessidades emergentes.

O Centro de Trauma do HBDF opera 24h por dia, é um farol de esperança para aqueles que enfrentam situações de trauma graves. Com sua equipe altamente qualificada, desempenha um papel fundamental na preservação da vida e no atendimento de emergência de qualidade, tornando-se uma parte vital dos Sistemas de Trauma do Distrito Federal e um exemplo inspirador de dedicação à saúde e bem-estar da comunidade.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp