18/09/2023 às 10h16min - Atualizada em 19/09/2023 às 00h01min

Entenda “alimentação biogênica”, prática realizada pela cantora Gaby Amarantos

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a dieta propõe a escolha de alimentos naturais, orgânicos e frescos, responsáveis pela prevenção de doenças

Thainá Zelante Cordeiro
Google

Na última semana, a cantora Gaby Amarantos compartilhou nas redes sociais que emagreceu cerca de 14kg com alimentação biogênica, um conceito que se baseia na ideia de que os alimentos têm o poder de influenciar diretamente nos genes e, por consequência, na saúde e bem-estar. Essa abordagem nutricional propõe que a escolha de alimentos naturais, orgânicos e frescos pode desempenhar um papel importante na prevenção de doenças e na promoção da longevidade. 

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Fábila Fernanda dos Passos da Rosa, a ideia por trás da alimentação biogênica é que os alimentos ingeridos contenham compostos bioativos, como antioxidantes, fitoquímicos e nutrientes específicos, que podem interagir com os genes, influenciando a expressão genética. “A partir dessa interação, temos resultados em efeitos benéficos para a saúde, como a redução do risco de doenças crônicas, a melhoria do sistema imunológico e até a promoção do envelhecimento saudável. No entanto, como em qualquer dieta, é essencial garantir um equilíbrio adequado de nutrientes e consultar um nutricionista antes de fazer mudanças significativas na alimentação”. 

Fábila destaca abaixo quais são os principais princípios da alimentação biogênica: 

Alimentos Orgânicos: A base da alimentação biogênica são os alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de pesticidas sintéticos, herbicidas ou fertilizantes químicos. Isso minimiza a exposição a resíduos tóxicos e permite que os alimentos mantenham seu valor nutricional. 

Variedade e Cores: Uma dieta biogênica geralmente enfatiza uma ampla variedade de alimentos coloridos, incluindo frutas, vegetais, legumes, nozes e sementes. Cada cor está associada a diferentes fitoquímicos e nutrientes que podem beneficiar a saúde. 

Alimentos Integrais: A alimentação biogênica promove o consumo de alimentos integrais, minimizando alimentos processados e refinados, ajudando a manter um equilíbrio saudável de nutrientes e fibras na dieta. 

Ácidos Graxos Saudáveis: A inclusão de ácidos graxos saudáveis, como os ômega-3 encontrados em peixes e sementes de chia, é comum na alimentação biogênica devido aos seus benefícios para a saúde cerebral e cardiovascular. 

Redução de Açúcar e Gorduras Trans: A alimentação biogênica tende a minimizar o consumo de açúcares refinados e gorduras trans prejudiciais, que estão associados a várias doenças crônicas. 

Consumo Moderado de Proteínas: A proteína animal, quando incluída na dieta biogênica, é geralmente consumida com moderação e preferencialmente de fontes orgânicas e sustentáveis. 

Hidratação: A ingestão adequada de água é fundamental na alimentação biogênica, pois a água desempenha um papel vital nas funções metabólicas e na saúde em geral. 

"Vale destacar que cada pessoa é única, ou seja, as necessidades nutricionais tendem a variar com base em fatores individuais, como idade, gênero, saúde atual e estilo de vida”, finaliza a coordenadora. 

Sobre a Anhanguera 
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.  

Acesse o site e o blog para mais informações.    

Assessoria de Imprensa  
Atendimento: Thainá Zelante Cordeiro 
E-mail: [email protected] 
Telefone: +55 11 96650-6507 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp