15/09/2023 às 11h40min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h10min

Investimento em diversidade e inclusão, além de ético, é futuro estratégico para o país

Four Summit 2023 debateu negócios e sociedade; Painel sobre diversidade e carreira contou com Manoel Soares, Marina Peixoto e Mafoane Odara

JB
Divulgação.

“Transformação na Sociedade Brasileira: Empresas e a Sociedade Civil” foi  tema do painel mediado por Alda Marina na quarta-feira, 06 de setembro, primeiro dia do Four Summit 2023. Com presença de Marina Peixoto, diretora executiva do Mover (Movimento Pela Equidade Racial); Manoel Soares, fundador do BOMBOU e Mafoane Odara, expert em Recursos Humanos, o papo levantou debates acerca das mudanças sociais dentro do setor privado e a possibilidade de aliar os objetivos estratégicos das empresas com o impacto social.
 

“O racismo está enraizado nas empresas. Se não tivesse, não existiriam apenas 5,4% de pessoas negras em cargos de liderança, não existiria o dado de que pessoas negras recebem 40% menos que pessoas brancas”, destacou Marina Peixoto ao apontar a responsabilidade do setor empresarial com a diversidade racial e enfatizar o importante trabalho feito pelo Mover, que é o de gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos por meio de ações práticas
 

Manoel Soares, que trouxe ao debate a necessidade de maturidade dos gestores para lidar com as diferentes identidades, falou sobre a importância da diversidade em ambientes corporativos. “Quando você tem mais pluralidade e traz mais pessoas negras para o ambiente de trabalho, consequentemente passa a ter um novo olhar e uma identidade. Você não pode empregar uma pessoa e pedir que ela deixe sua cultura do lado de fora. Por isso é preciso alinhar o que acreditamos do ambiente em que trabalhamos. Precisamos reconhecer o poder que temos! O nosso ser profissional não pode estar desassociado com o que acreditamos. Se a empresa pedir para que você mude, é sinal que aquela empresa não é pra você, faça sua escolha”, declarou.
 

Mafoane Odara comentou que, no Brasil, pela primeira vez, cinco gerações estão trabalhando juntas. Momento que requer administração das tensões sociais e intencionalidade de ações. Para ela, que se considera uma “construtora de pontes e colecionadora de boas perguntas”, há muito que ser questionado entre as empresas: “é preciso três pilares para a mudança real acontecer: ambiência para cuidar das pessoas; cultura e processo para refletir e fazer as perguntas certas”.
 

O Four Summit é uma conferência que visa debater todas as principais áreas estratégicas do Brasil, com um olhar para o futuro do país e foco em inovação e tecnologia. Sua missão é proporcionar um espaço de conhecimento e networking para que ideias e soluções inovadoras e escaláveis possam ser discutidas e disseminadas, assim visando o estímulo e aplicação no dia-a-dia dos participantes e convidados.
 

Com o tema “As Quatro Dimensões do Brasil” – ética e sociedade; economia e negócios; liderança e educação; e inovação e tecnologia, o evento esteve em sua terceira edição. Ao longo dos dias 06, 07 e 08 de setembro, os participantes puderam fazer networking e acompanhar mais de 50 atividades simultâneas, incluindo painéis, mentorias, workshops, debates e palestras de keynote speakers. Entre elas: Claudia Sender, ex-CEO da Latam no Brasil; Nizan Guanaes, Fundador da N Ideias e um dos maiores comunicadores do Brasil; e Eduardo Lyra, fundador e CEO da ONG Gerando Falcões.
 

Wellington Vitorino, fundador e CEO do Instituto Four, ressaltou a presença a nível nacional de líderes: políticos, empresariais, da sociedade civil e da mídia. “Essa edição contou com grandes talentos das novas gerações que estão moldando a forma de se pensar o Brasil com um olhar para um futuro igualitário e próspero. Discutimos, de forma propositiva e resolutiva, as pautas mais relevantes do cenário socioeconômico atual”, afirma Wellington.


Sobre o Mover

O  Mover (Movimento pela Equidade Racial) é formado atualmente por 49 empresas: Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A., Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, Dow Brasil, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, McKinsey & Company, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, PwC Brasil, RD - Raia Drogasil,  Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group Brasil, Vale, Via, XP Inc. e 3M. Mais informações em Somos Mover.
 

Sobre Instituto Four

O Instituto Four é uma organização sem fins lucrativos que busca selecionar, formar e desenvolver líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País. Fundado por Wellington Vitorino, o instituto é idealizador do ProLíder, o maior programa de formação de lideranças do Brasil.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp