15/09/2023 às 14h51min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h07min

5 motivos para implantar ferramentas de Inteligência Artificial no departamento de RH e Gestão

Em um cenário em que a análise de dados se torna cada vez mais demandada, os algoritmos inteligentes estão redefinindo a operação de todas as áreas de negócios, incluindo a gestão de recursos humanos

Leonardo Nascimento
Pixabay

São Paulo, Brasil - Nos últimos anos, o mercado de Recursos Humanos tem experimentado uma mudança sísmica impulsionada pela Inteligência Artificial (IA). De acordo com dados do relatório “AI Recruitment Statistics: What Is the Future of Hiring?”, 67% dos recrutadores enxergam potencial no uso de IA para contratação de colaboradores, com 26% acreditando em sua transformação na indústria de RH.

Neste cenário, as empresas que abraçam proativamente essa tendência estão colhendo frutos, com equipes mais eficientes, decisões mais embasadas e um ambiente de trabalho que valoriza tanto a expertise humana quanto o poder da tecnologia. Para o CEO do Smartleader, Thiago Gomes, à medida que a tecnologia avança, a integração da IA no RH continuará a evoluir, abrindo portas para novas possibilidades e eficiências. “A aplicação da inteligência artificial traz consigo uma ampla gama de vantagens, tanto em reforço da visibilidade interna de uma empresa quanto ao seu aumento de competitividade externa, a partir de melhor performance e colaboração”, explica.

 

Otimização de tempo

Em um ambiente de dados, a Inteligência Artificial processa informações, identificando padrões relevantes para o RH. Isso guia decisões informadas, como lacunas de habilidades e demanda futura. Previamente, a IA identifica traços de personalidade por análise de dados, enquanto a automação de tarefas básicas libera recursos para estratégias mais relevantes.

“A modernização do setor de Recursos Humanos enfrenta desafios na seleção de candidatos ideais. A inteligência artificial surge como solução para otimizar esse processo. Por meio de algoritmos, a IA analisa currículos, destaca palavras-chave e conduz entrevistas virtuais, economizando tempo e recursos. Isso permite que os profissionais de RH se concentrem em tarefas ainda mais estratégicas”, destaca Thiago. 

 

Recrutamento e seleção

Estima-se que a triagem de candidatos tome cerca de 13h por semana dos profissionais da área. Além dos benefícios relacionados à economia de tempo e esforço, a IA tem capacidade elevada de análise comportamental e cruzamento de dados. Dessa maneira, auxilia na escolha do candidato ideal.

Thiago Gomes afirma que a IA pode ajudar a identificar possíveis vieses em processos de recrutamento e avaliação, contribuindo para garantir que as decisões sejam baseadas em critérios objetivos e justos. “É possível desenvolver avaliações que são implementadas durante os processos seletivos, resultando em uma orientação mais precisa na escolha do perfil a ser recrutado à medida que são administradas. Além disso, conseguimos analisar aspectos técnicos pertinentes à função, assim como conhecimentos abrangentes do respectivo campo”.

Avaliação de desempenho

A tecnologia pode contribuir também na gestão de desempenho, avaliando e fornecendo feedback personalizado para o desenvolvimento da equipe, além de promover diversidade e inclusão, minimizando vieses na seleção de candidatos. A rapidez com que essa tecnologia está progredindo implica que, além das inúmeras soluções já disponíveis nesse domínio, muitas outras surgirão em um intervalo de tempo relativamente breve. 

Eficiência em tarefas administrativas

A automação de tarefas administrativas rotineiras, como gerenciamento de folhas de pagamento, agendamento de entrevistas e acompanhamento de benefícios, libera a equipe de RH para se concentrar em atividades de maior valor, como estratégias de engajamento e desenvolvimento de liderança. A IA também pode coordenar agendas, agendar entrevistas, enviar lembretes e gerenciar os horários dos participantes de forma automática, evitando conflitos e atrasos. 

 

Treinamento para funcionários

Além disso, a Inteligência Artificial é capaz de sugerir investimentos mais adequados para o treinamento e aprimoramento dos colaboradores, levando em consideração indicadores do mercado e as características individuais do atual grupo de funcionários.

Com base nesse conhecimento refinado, as empresas podem fornecer orientação especializada para cada equipe e, dentro delas, compreender as necessidades específicas de cada profissional. Esse enfoque permitirá que a organização desenvolva uma expertise ainda mais profunda em sua área de atuação, aumentando substancialmente suas chances de se destacar de maneira notável no mercado.

O executivo destaca que a Inteligência Artificial presta suporte abrangente a todas as facetas da gestão de recursos humanos, desde o recrutamento até a administração de equipes, conferindo uma série de vantagens à organização. “O benefício central reside na otimização de processos, promovendo uma produtividade ampliada e a redução de custos. Como resultado, a empresa está mais apta a alcançar seus objetivos comerciais com maior agilidade e precisão”, explica.



 

Sobre o Smartleader

Lançado em 2012, o Smartleader é uma plataforma que ajuda departamentos de RH e líderes na gestão de desempenho de suas equipes. O objetivo da startup é ajudar líderes e RHs a serem mais estratégicos e menos operacionais, evitando problemas de falta de organização, falta de feedback ou de alinhamento de objetivos, por meio de conceitos da Psicologia Organizacional e da Gestão Estratégica de Pessoas.

Para mais informações, visite: https://www.smartleader.com.br/. Ou baixe o app da Smartleader para Android e iOS.

Contatos para Imprensa:

Byanka Mendes - [email protected]

Leonardo Nascimento – [email protected] 

Manuel Quilarque [email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp