15/09/2023 às 17h28min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h02min

Cantora Ana Cañas abre a 2ª Feira do Livro de Morro Agudo

Verbo Nostro
Verbo Nostro
foto de Ste Frateschi
A segunda edição da Feira do Livro de Morro Agudo - município localizado a 70Km de Ribeirão Preto, na região Nordeste do Estado de São Paulo -, começou em grande estilo com o show “Ana Cañas canta Belchior”, no palco principal do evento. Antes da apresentação da cantora, a cerimônia oficial de abertura da festa literária recebeu o prefeito de Morro Agudo, Vinícius Cruz de Castro; o vice-prefeito, José Roberto Picitelli dos Santosi; o presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Pontes Gracioli; a secretária municipal da Educação, Carla Cristina de Moraes Oliveira; e representantes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (entidade organizadora da Feira junto com a Prefeitura Municipal), Adriana Silva e Edgard Castro, vice-presidentes; e Viviane Mendonça, superintendente.

Em sua fala, Adriana Silva destacou a importância do evento para a cidade. “Abrir a segunda edição da Feira do Livro de Morro Agudo valida o poder da literatura para o município, para a região metropolitana de Ribeirão Preto e para o Estado de São Paulo, especialmente à medida em que a comunidade participa desta festa e pede sua renovação”, pontuou a vice-presidente da Fundação. O prefeito Vinícius Castro agradeceu à Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto pela parceria para a realização do evento. “Vocês são experts, um dos melhores do Brasil, sem dúvida realizam a melhor feira [ a FIL ] – que representa nossa terra, nossa região. Como Adriana Silva disse, a segunda edição da Feira de Morro Agudo é a validação da competência, do correto, do saber fazer. Estamos plantando sementes que vão germinar daqui a cinco, 10 anos. A cultura sempre tem um berço propício para germinar”, comentou.

Final de semana

A feira literária segue nesta sexta-feira e sábado (15 e 16), com atividades que atendem a todos os públicos. Para as crianças, têm circo com “O showzinho que deu pra fazer”, espetáculo da Cia Nós Mesmos que Somos a Gente (sexta, 15); e show com Canto Kids (sábado, 16), ambos no palco principal. O projeto Descobrindo Palavras, que este ano homenageia a obra da escritora Lygia Fagundes Telles, tem duas sessões na sexta-feira (15), também no palco principal), conduzidas pelo ator Evaristo Moura por meio de contações de histórias baseadas em livros de Lygia. Além dela, também são homenageados o professor e escritor Armando Cequine e o autor local Antonio Ambrósio.
  

Ainda na sexta-feira, haverá palestra com a historiadora Mary Del Priore, mediada pelo prefeito Vinícius Cruz de Castro. Autora de 51 livros sobre história do Brasil, Del Priore possui mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais. Para fechar a noite, a cantora Paula Lima apresenta o show “Soul Lee”, interpretando sucessos de Rita Lee. 

No sábado, último dia da 2ª Feira do Livro de Morro Agudo, a agenda traz artistas locais ao palco principal. Quem se apresenta logo às 08h é a Banda da Associação Cultural e Artística de Morro Agudo, na sequência às 9h será Claudio Magno Fortunato e banda interpretando canções de MPB; às 10h10 haverá apresentação musical de Soul e RNB com Lagustav; às 10h20 o público poderá assistir à contação de histórias “Pé de Tamarindo”, com Daniela Quast; a partir das 11h30  a música toma a cena do palco com o Rap Conceito Cristão, com Cleber Roberto Danilucci Alves. Às 12h haverá espetáculo de dança com o Prelúdio Studio de Dança; 12h40 terá apresentação do Coral Oficina de Canto. À tarde, o destaque é para o Cortejo Itinerante com a Cia Staca, com saída da Praça Matriz, às 16h. À noite, o show “Veia Nordestina”  com a cantora Mariana Aydar (palco principal) encerra a feira, às 21h.

“Nossa frase mestra na Fundação do Livro e Leitura é ‘ler o mundo é essencial’, porque apenas conseguimos ter repertório e enxergar mais longe quando voamos mais alto. E esse voo, definitivamente, só é possível quando temos o livro como um apoio, um apêndice, um produto de transformação”, sublinhou Adriana Silva na solenidade de abertura. Todos os eventos da Feira do Livro de Morro Agudo têm acesso gratuito. Confira a programação nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura ou da Prefeitura Municipal de Morro Agudo.

Instagram e Facebook
@fundacaolivrorp
@prefeiturademorroagudo
YouTube: FeiraDoLivroRibeirao

Sites
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
www.morroagudo.sp.gov.br
Telefone: (16) 3851-1400

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO - 2 Feira do Livro de Morro Agudo
Sexta - 15 de setembro
8h: Descobrindo Palavras: Lygia Fagundes Telles, com Evaristo Moura (Palco Principal)     
 9h - Parada Poética com Renan Inquérito - Auditório Euclides Borges da Silva - EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri
9h30: Circo: "O showzinho que deu pra fazer", com a Cia. Nós Mesmos que Somos a Gente (Palco Principal)
14h: Descobrindo Palavras: Lygia Fagundes Telles, com Evaristo Moura (Palco Principal)
15h30: Circo: "Showzinho que deu pra fazer", com a Cia. Nós Mesmos que Somos a Gente (Palco Principal)
19h30: Palestra literária com Mary del Priore, mediação de Vinícius Cruz de Castro (Palco Principal)
21h30: Show "Soul Lee” - Paula Lima canta Rita Lee (Palco Principal)

Sábado - 16 de setembro
A partir das 8h: Programação com artistas locais (Palco Principal)
08h - Banda da Associação Cultural e Artística de Morro Agudo
9h - Claudio Magno Fortunato interpreta canções de MPB (Palco Principal)
10h10  - "Programação local - Apresentação Musical" - Soul e RNB com Lagustav (Palco Principal)
10h20 - "Programação local - Contação de História” - Pé de Tamarindo com Daniela Quast (Palco Principal)
11h30 - Rap Conceito Cristão, com Cleber Roberto Danilucci Alves
12h - "Programação local Dança" -  Prelúdio Studio de Dança (Palco Principal)
12h40 - "Programação local Coral"    Oficina de Canto - Palco Principal
14h30: Show infantil com Canto Kids (Palco Principal)
16h - Cortejo Itinerante com a Cia Staca, com saída da Praça Matriz, às 16h. 21h - Show “Veia Nordestina”  com a cantora Mariana Aydar (palco principal) encerra a feira, às 21h. 
     
Sobre a Fundação do Livro e Leitura
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e, mais recentemente, propagadora de feiras no interior de São Paulo. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além das feiras, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura na região, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.




 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp