15/09/2023 às 16h31min - Atualizada em 15/09/2023 às 20h01min

Sete benefícios das tags eletrônicas em frotas comerciais

Empresas e motoristas frotistas são responsáveis por quase ¼ das tags instaladas no país; economia de combustível e descontos em tarifas de pedágio estão entre os benefícios

Camila Miguel
Assessoria de imprensa
Divulgação/Abepam
Tags eletrônicas já são unanimidade entre veículos leves por toda a comodidade e facilidade que trazem à vida dos motoristas e, cada vez mais, vêm se tornando populares entre empresas e motoristas frotistas como uma forma segura e eficiente de realizar pagamentos nas estradas. É isso que mostra levantamento inédito realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (ABEPAM), que mostra a evolução das tags no segmento de frotas nos últimos anos, alcançando 22,2% das mais de 12 milhões de instalações em veículos de todo o Brasil.
 
Confira a seguir sete motivos pelos quais empresas e motoristas frotistas estão optando pelas tags eletrônicas como meio de pagamento:
 
1. Descontos em tarifas de pedágios: O desconto de 5%, chamado de Desconto Básico de Tarifa (DBT), é concedido a qualquer veículo com tag de pagamento instalada que passar em um dos 85 pedágios de diversas rodovias federais (27) e estaduais (58).
 
2. Agilidade e conveniência em todo o processo logístico: As tags eletrônicas oferecem um método de pagamento rápido e prático para as empresas e motoristas frotistas. Além disso, simplificam o cumprimento da Lei 10.209/2001, que institui o vale-pedágio, proibindo que o valor seja integrado ao preço do frete e obrigando o contratante a pagar, antecipadamente, as taxas cobradas em todos os trechos percorridos em cada demanda.
 
3. Economia de combustível: a utilização das faixas exclusivas de cobrança automática, sem precisar parar completamente o veículo, pode reduzir os gastos de diesel em até R$ 5 (cerca de 800 mililitros) a cada praça de pedágio, além de otimizar também a vida útil do sistema de freio.
 
4. Ampla rede de aceitação: As tags são amplamente aceitas em postos de combustível, pedágios, estacionamentos, serviços de lava-rápido, além de restaurantes e lanchonetes com sistema de drive thru.
 
5. Gestão e controle financeiro aprimorado: Com relatórios detalhados e informações em tempo real disponíveis, é possível monitorar e gerenciar os pagamentos de maneira mais eficaz, identificando possíveis áreas de economia e auxiliando na tomada de decisão.
 
6. Segurança e rastreabilidade: com a redução das paradas nas praças de cobrança, é reduzida também a vulnerabilidade da frota. Ainda, é possível usar as tags para reconhecimento e liberação de acesso às garagens, como já acontece em milhares de estacionamentos e condomínios espalhados pelo país.
 
7. Benefícios adicionais: Algumas soluções de tags eletrônicas oferecem benefícios extras, como programas de fidelidade, descontos em combustível e acesso a serviços exclusivos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp