14/09/2023 às 15h31min - Atualizada em 15/09/2023 às 00h00min

Como postos de abastecimento agilizam sua gestão em até 80% com a integração de serviços financeiros ao ERP

*Por Ademar Alves, Diretor de Postos e Conveniência na Linx

Barbara Nere Honorato
Unidas Seminovos
 

O setor de postos de combustíveis passa, constantemente, por adversidades que colocam à prova a resiliência e a saúde desse mercado. São inúmeros os motivos que levam à crise de abastecimento, sem falar nos golpes relativamente comuns no setor. Imprevistos acontecem, eu sei, mas como reduzir o impacto que a volatilidade desse segmento tem para prosperar com seu negócio?

Segundo dados da Linx, 74% dos varejistas não utilizam um sistema de gestão para acompanhar seu fluxo de caixa e 67% fazem todos os pagamentos de sua empresa manualmente. Esses números por si só já deveriam assustar qualquer empresário, mas, quando aplicamos essas proporções no setor de postos, a situação fica ainda mais complicada.

Em um cenário com tantas incertezas, estar com a gestão interna mais redonda possível é um fator decisivo para se destacar no setor. Segundo levantamento realizado pela Linx, empresas que utilizam serviços financeiros integrados ao ERP agilizam em até 80% seus processos internos, além de garantir mais segurança nas informações, evitar erros humanos e possíveis fraudes ou golpes. 

A integração de serviços financeiros ao software de gestão possibilita o compartilhamento seguro de informações entre os sistemas do posto, maquininhas para cobrança e até a bomba de combustível, sem falar na troca entre diferentes instituições financeiras, permitindo que o varejista realize a movimentação de suas contas bancárias por meio de uma única plataforma. Tudo isso otimiza o gerenciamento financeiro e proporciona maior agilidade no atendimento, resultando em maior comodidade aos usuários.

Vale lembrar que o setor de postos de combustíveis é ainda um dos mais suscetíveis a golpes. Sendo assim, mais do que nunca, o empresário deve conseguir visualizar de forma holística a operação do seu negócio, conseguindo em um só sistema integrado controlar toda sua cadeia. 

A integração dos serviços financeiros ao ERP não só ajuda o empresário a crescer mais, como faz isso de forma segura, sem comprometer seus dados nem de seus clientes, otimizando processos e reduzindo custos e possíveis erros humanos. 

Como profissional da área de Gestão e Negócios há mais de 20 anos, se eu pudesse dar um conselho para quem atua neste segmento seria justamente para prestarem mais atenção total na integração dos seus sistemas de gestão, pois esse é o futuro.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp