14/09/2023 às 12h50min - Atualizada em 14/09/2023 às 20h05min

Dia mundial do linfoma (15 de setembro) : Casos de câncer linfático dobram no País nos últimos 25 anos

A boa notícia é que este tipo de câncer está entre as áreas da Oncologia com mais avanços terapêuticos. A gama de tratamentos inclui quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, radioterapia, terapia celular, transplante de células-tronco e cirurgia.

Nora Ferreira
www.oncologiador.com.br
Divulgação
O linfoma é um dos dez tipos de câncer mais frequentes no País. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)1, o número de casos da doença duplicou nos últimos 25 anos, principalmente em idosos.  A hematologista Adrienne Moreno, da Oncologia D’Or, explica que o câncer ocorre em pessoas com mais de 60 anos por causa da imunossenescência, o envelhecimento do sistema imunológico que passa a não reconhecer e destruir as células cancerígenas. Já o crescimento de casos de linfoma em jovens resulta do desenvolvimento de ferramentas diagnósticas mais eficazes e do modo de vida não saudável –  com o consumo abusivo de álcool, alimentos ultraprocessados, tabagismo e sono insuficiente. O INCA estima que 15.120 pessoas deverão ser diagnosticadas com a enfermidade só em 2023.

A boa notícia é que o câncer linfático está entre as áreas da Oncologia onde houve grandes avanços, com tratamentos mais eficazes e menos tóxicos. O arsenal terapêutico inclui quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, radioterapia, terapia celular, transplante de células-tronco e cirurgia. Embora haja uma doença oncológica com a incidência em ascensão, as opções atuais de tratamento de sucesso são muito altas. “O tratamento vai depender do subtipo de linfoma e o objetivo de cada terapia”, afirma a hematologista Renata Lyrio, da Oncologia D’Or.

O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfoma, celebrado em 15 de setembro,  é um momento importante para a disseminação de informações sobre este câncer que afeta o sistema linfático. Trata-se de uma rede de pequenos vasos e gânglios linfáticos, que integram os sistemas circulatório e imune. Sua função é coletar e filtrar o líquido que se acumula nos tecidos, reconduzindo-o à corrente sanguínea.

Os principais sintomas do linfoma são o surgimento de caroços e ínguas (gânglios inchados) na virilha, o pescoço e axilas; febre no final do dia sem motivo, suor noturno e perda de peso maior que 10% sem motivo aparente.  Não há formas de prevenção deste tipo de câncer.  O ideal é a pessoa manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, bom sono e prática de atividade física. O acompanhamento médico regular favorece o diagnóstico precoce, porque muitos casos são descobertos em exames realizados para apurar a origem de outras queixas.
Tipos de linfoma
Os linfomas se dividem em dois tipos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. O primeiro é mais  comum em adolescentes e jovens – de 15 a 25 anos – e um segundo pico de prevalência a em adultos após os 60 anos. O Instituto Nacional do Câncer (INCA)2 estima que este ano sejam diagnosticados 3.080 casos, dos quais em 1.500 homens e em 1.580  mulheres. “Por ter células mais sensíveis à quimioterapia é um linfoma de melhor prognóstico com uma expectativa de cura de até 95% na doença localizada”, afirma a médica Renata Lyrio.

O linfoma não Hodgkin é uma doença heterogênea que compreende mais de  50 neoplasias diferentes, que podem se manifestar de forma agressiva ou indolente. A enfermidade tem origem nas células brancas do sangue, conhecidas por linfócitos. Ocorre em crianças, adolescentes e adultos, tornando-se mais comum à medida que as pessoas envelhecem. Para 2023, as estimativas são de que sejam diagnosticados 12.040 casos, dos quais 6.420 em homens e 5.620 em mulheres.

Os fatores de risco para o linfoma não Hodgkin não estão bem estabelecidos. Existe uma correlação direta entre alguns fatores  e subtipos específicos de linfoma com infecções crônicas por HIV, HCV, H. Pylori e HTLV e também com imunossupressão presente em pacientes com doenças auto-imunes e transplantados.
 Segundo o INCA2, os fatores de risco para o linfoma de Hogkin não estão bem estabelecidos. Alguns estudos associam este tipo de tumor a pessoas imunocomprometidas (infecção por HIV) e pacientes que fazem uso de drogas imunossupressoras, como os transplantados. Os grupos de risco para o linfoma de não Hodgkin é formado por pessoas com o sistema imune comprometido por doenças genéticas hereditárias, transplante de órgãos, doenças autoimunes ou infecção pelo HIV, uso de drogas imunossupressoras, presença do vírus Epstein-Barr (EBV), do vírus linfotrópico de células-T humanas do tipo 1 (HTLV-1) ou da bactéria Helicobacter pylori.

Estudos mostram que ter parentes de primeiro grau com linfoma não Hodgkin aumenta o risco de desenvolver a doença. Os riscos ocupacional e ambiental estão associados à exposição a substâncias químicas (pesticidas, benzeno), radiação ionizante e radiação ultravioleta.
Tratamento
Um dos exemplos dos avanços no tratamento do linfoma é o estudo apresentado recentemente no último Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, em inglês) mostrando que o uso do medicamento nivolumabe, um tipo de imunoterapia, associado à quimioterapia melhorou a sobrevida livre da progressão da doença de crianças até 12 anos com linfoma de Hodgkin em comparação aos tratamentos atuais. A terapia ainda não tem aprovação para ser usada no Brasil.

A terapia mais promissora para formas graves de linfoma não Hodgkin é a terapia celular conhecida por CAR-T (em português, célula T com receptor quimérico de antígeno.), que reprograma os linfócitos do paciente para destruir as células tumorais. Ela está associada a alguns efeitos adversos relacionados a inflação desencadeada por esses linfócitos como a síndrome de liberação de citocinas e eventos neurológicos que exigem tratamento específico. 
A hematologista Renata Lyrio destaca um estudo apresentado em junho no Congresso Europeu de Hematologia (EHA), na Alemanha, que mostrou o ganho de sobrevida global para pacientes linfoma não Hodgkin tipo B que não respondiam ao tratamento de primeira linha ou tinham recaída precoce da doença. O estudo comparou o desempenho de CAR-T ao da terapia convencional de segunda linha.

A quimioterapia é o tratamento mais frequente para o linfoma. Com o passar do tempo, surgiram outras terapias que agem de forma diferente dos quimioterápicos. Entre eles estão os  medicamentos conhecidos por terapia-alvo, que  inibem a ação de proteínas que contribuem para o crescimento das células cancerígenas. Já os imunoterápicos estimulam o sistema imunológico a reconhecer e eliminar  as células cancerígenas. 

Recentemente surgiu uma nova classe de medicamentos imunoterápicos para ser usada em lugar do  CAR-T. É o anticorpo monoclonal biespecífico,  uma proteína artificial que pode se conectar a dois antígenos ao mesmo tempo. “O medicamento tem dois braços. Um reconhece a célula tumoral e outro se liga aos  linfócitos, o que estimula o sistema imune a atacar o tumor”, a hematologista Adrienne Moreno.
O avanço da biologia molecular dos pacientes propiciará tratamentos personalizados, com o aumento do uso da imunoterapia e a redução da quimioterapia tradicional. Assim, o tratamento será mais eficaz com menos efeito colateral. O futuro será combinar terapias-alvo com  imunoterapias, tornando o tratamento baseado no tumor de cada paciente.
Referências
  1. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Disponível em https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/linfoma-nao-hodgkin
  2. Estimativa 2023 : incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro : INCA, 2022
Sobre a Oncologia D'Or
Criada em 2011, a Oncologia D'Or é o projeto de oncologia da Rede D'Or formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em onze estados brasileiros e Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D'Or tem por objetivo proporcionar, não apenas serviços integrados e assistência ao paciente com câncer com elevados padrões de excelência médica, mas um ambiente de suporte humanizado e acolhimento.

A área de atuação da Oncologia D'Or conta com uma rede de mais de 55 clínicas, tem em seu corpo clínico mais de 500 médicos especialistas nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia e equipes multidisciplinares que trabalham em estreita parceria com o corpo clínico da maioria dos mais de 75 hospitais da Rede D'Or. Além disso, a presença das clínicas da Oncologia D'Or em mais de 20 hospitais da Rede, abrange a área de atuação em toda a linha de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico, mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.







 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp