14/09/2023 às 16h56min - Atualizada em 14/09/2023 às 20h05min

Quando se preocupar com a cor do cocô?

*Por Guto Cunha, gerente de marketing e novos produtos da FreeBrands

NB Press
NB Press
A cor do cocô deve ser uma preocupação constante. As fezes são um reflexo do que acontece no nosso corpo e monitorá-las diariamente pode dizer muito sobre sua saúde.
Elas devem ser marrom castanho, não devem causar dor, nem ter a presença de sangue ou muco em sua composição. Sua consistência deve ser sólida e úmida, mantendo a forma de salsicha. Para que as fezes fiquem dessa forma procure manter sempre uma alimentação saudável. Se estiverem duras demais, em bolinhas, significa constipação e falta de fibras na alimentação. Fezes aquosas e moles é sinal de diarréia.
Caso algo esteja fora do comum, a coloração pode mudar e acender um sinal de alerta. Se isso acontecer, é importante ver se seus hábitos alimentares mudaram ou se há outro sintoma acontecendo.
Veja o significado de cada cor e o que fazer ao observá-las:
  1. Fezes verdes
Quando as fezes estão verdes ou esverdeadas significam que o intestino está funcionando rápido demais, não dando tempo suficiente para o organismo absorver os sais biliares.
A bile é uma substância de cor verde produzida pelo fígado e após interagir com as bactérias torna-se marrom. Isso geralmente acontece em situações de estresse, diarréia bacteriana ou síndrome do intestino irritável.
Essa tonalidade também pode ser devida à ingestão de muitos vegetais verde escuros como couve, espinafre e brócolis, nesse caso o coco verde é natural e você não precisa se preocupar. Contudo, caso haja suspeita de o intestino estar funcionando rápido demais, suspenda o consumo desses vegetais e veja se a coloração volta ao normal.
Em recém-nascidos, as primeiras fezes com tom escuro esverdeado se chamam mecônio, que devem clarear ao longo dos dias. A intensidade da cor depende também das quantidades de gordura e água presentes no leite materno. 
Análise seus hábitos alimentares por 3 dias, se o tom permanecer consulte um médico.
 
  1. Fezes amarelas
Em geral, o cocô amarelo fica assim pois está acompanhado de gorduras. É um sinal de que o corpo tem dificuldade para digeri-las e costuma estar relacionado com problemas de absorção intestinal como a doença celíaca ou alergia a lactose.
As fezes amarelas também podem indicar um problema no pâncreas, com baixa produção de enzimas ou até uma infecção no intestino, geralmente acompanhada por febres. Nesses casos, é importante ficar de olho às mudanças na consistência e na forma. Se o problema persistir por três ou mais dias, consulte um médico especialista.
  1. Fezes escuras
Fezes escuras podem estar relacionadas com úlceras, varizes no esôfago ou com sangramento em algum ponto do sistema digestivo. Nesses casos, o odor é mais forte que o normal. O cocô preto também pode acontecer também devido à alta concentração de ferro no organismo, em pessoas que fazem a suplementação desse mineral. 
Se você não faz reposição de ferro por meio de remédios ou suplementos, procure rapidamente um médico. Além disso, se essa tonalidade acompanhar febre, cansaço excessivo e vômitos, é indicado procurar o pronto-socorro mais próximo!
  1. Fezes avermelhadas
O cocô vermelho representa um alerta pois indica a presença de sangue. Casos assim nas regiões finais do sistema gastrointestinal indicam, no geral, hemorroida, infecção, inflamação, doença de Crohn, colite ulcerativa ou câncer.
A ingestão de beterraba é uma das principais responsáveis por deixar o cocô vermelho e nesse caso não há com que se preocupar.
Caso elas permaneçam nessa cor por três ou mais dias, pode ser sinal que algo está errado no seu intestino. Se o tom vermelho for leve, marque uma consulta com o seu médico. Já se a cor for muito viva, vá imediatamente ao pronto-socorro.
  1. Fezes claras ou esbranquiçadas
 Um caso extremo do cocô amarelo são as vezes claras. Elas geralmente indicam um problema no fígado ou em outras partes das vias biliares. Geralmente, estão relacionadas com a severa não digestão de gorduras.
Caso isso esteja acontecendo com você, consulte um gastroenterologista especialista para fazer exames de diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

*Guto Cunha e gerente de marketing e novos produtos da FreeBrands, house of brands do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, Free Wipes, Free Bite, Kissu e Beta.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp